Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Eliane Silva-
dc.date.accessioned2025-10-10T15:49:05Z-
dc.date.available2025-10-10-
dc.date.available2025-10-10T15:49:05Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCOSTA, Eliane Silva. Contação de histórias e leitura: uma proposta pedagógica com alunos do 6º ano a partir de O guardador de palavras, de Marina Pechlivanis. 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Zé Doca - MA - Brasil, 2025. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5460pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5460-
dc.description.abstractThis monograph aims to develop a pedagogical proposal that explores the benefits of storytelling as a tool in the reading process. The research is guided by the following key question: how can storytelling contribute to the development of creativity and imagination in children and young people? To achieve this, a pedagogical proposal was developed based on the O Guardador de Palavras by Marina Pechlivanis, aimed at 6th grade students at the São Francisco de Canindé Municipal School in Zé Doca- MA. The specific objectives of the research were: to understand the relationship between the reading process and children's literature; to identify, through the chosen work, how narrative elements contribute to the development of reading; and to analyze how elementary school students comprehend the reading process through their experience with this work. The methodology consisted of implementing a reading project with three meetings in the classroom, involving observation, analysis of the work, and case study. The theoretical foundation is based on the studies of Rodrigues (2005), Caldin (2003), Abramovich (1997, 2007), Bettelheim (2002, 2009), Lajolo and Zilberman (2003), Bojunga (2015), Borsa (2007), Colomer (2007), Chambers (2007), Cosson (2006), among otherspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectHistórias infantojuvenispt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectChildren's storiespt_BR
dc.titleContação de histórias e leitura: uma proposta pedagógica com alunos do 6º ano a partir de O guardador de palavras, de Marina Pechlivanispt_BR
dc.title.alternativeStorytelling and reading: a pedagogical proposal with 6th-grade students based on The Word Keeper, by Marina Pechlivanispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Alexandra Araújo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4485-2235pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1463688983245544pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Larissa Emanuele da Silva Rodrigues de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3480-1944pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314319225983443pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Andreza Luana da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6243750657834163pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem por objetivo desenvolver uma proposta pedagógica que explore os benefícios da contação de histórias como ferramenta no processo de leitura. A pesquisa parte da seguinte pergunta norteadora: de que maneira a contação de histórias pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação em crianças e jovens? Para isso, elaborou-se uma proposta pedagógica baseada na obra O Guardador de Palavras, de Marina Pechlivanis, voltada para alunos do 6º ano da Escola Municipal São Francisco de Canindé, em Zé Doca3MA. Os objetivos específicos da pesquisa foram: compreender a relação entre o processo de leitura e as histórias infantojuvenis; identificar, por meio da obra escolhida, como os elementos narrativos contribuem para o desenvolvimento da leitura; e analisar como os alunos do ensino fundamental compreendem o processo de leitura a partir da experiência com essa obra. A metodologia consistiu na aplicação de um projeto de leitura com três encontros em sala de aula, envolvendo observação, análise da obra e estudo de caso. A fundamentação teórica apoia-se nos estudos de Rodrigues (2005), Caldin (2003), Abramovich (1997, 2007), Bettelheim (2002, 2009), Lajolo e Zilberman (2003), Bojunga (2015), Borsa (2007), Colomer (2007), Chambers (2007), Cosson (2006), entre outrospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Zé Docapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ELIANE SILVA COSTA, THAYRLHE DE LIMA PINHEIRO - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA - CES ZÉ DOCA 2025.pdfPDF A981.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.