Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Vanessa da Silva-
dc.date.accessioned2025-10-09T16:13:10Z-
dc.date.available2025-10-09-
dc.date.available2025-10-09T16:13:10Z-
dc.date.issued2025-07-02-
dc.identifier.citationMENDES, Vanessa da Silva. O trabalho de ensino em sala de aula com o texto literário e o processo de formação do leitor crítico. 2025. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Estadual do Maranhão, Campus São João dos Patos, 2025. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5450pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5450-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the development of literary text work in the classroom and its relationship with the process of forming a critical reader. The specific objectives are: (I) to identify which literary genres and how often they are used in Portuguese language classes; (II) to understand the methodological strategies used by teachers when working with literary texts; and (III) to analytically discuss how literary reading practices contribute4or not4to the development of students' critical thinking. This is a field research with a quantitative and qualitative approach, based on the analysis of Portuguese language teachers' work with literary texts through semi-structured questionnaires. The data were analyzed quantitatively and qualitatively, presented in tables and graphs, and discussed in the light of specialized theoretical contributions, including Freire (1989), Cândido (2004), Vygotsky (1998), Cosson (2006), and Colomer (2007), among others. The study reveals how literary reading is being practiced in the school context and highlights the challenges and possibilities it presents in current educational settings. Teachers recognize the importance of reading in the teaching-learning process, particularly in improving vocabulary, writing skills, and critical awareness. Projects such as reading circles and book clubs have shown to be pedagogical efforts that significantly contribute to the formation of readers, with the teacher playing a central role in this processpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectFormação do leitor críticopt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectPortuguese Languagept_BR
dc.subjectCritical reader trainingpt_BR
dc.subjectLiterary textpt_BR
dc.subjectLiterary genrespt_BR
dc.titleO trabalho de ensino em sala de aula com o texto literário e o processo de formação do leitor críticopt_BR
dc.title.alternativeClassroom teaching with literary texts and the process of developing critical readerspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Janaira Caroline Da Silva-
dc.contributor.referee1Melo, Anderson Neves de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8266-9634pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3755558198900564pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Fabia dos Santos-
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento do trabalho com o texto literário em sala de aula e suas relações com o processo de formação do leitor crítico. E como objetivos específicos: I) Identificar quais gêneros literários e a frequência de trabalho destes em sala de aula; II) Conhecer as estratégias metodológicas utilizadas pelo professor para o trabalho com o texto literário e III) Discutir analiticamente como os resultados do trabalho de leitura literária contribuem ou não para o desenvolvimento da construção da criticidade do sujeito leitor. Trata- se de uma pesquisa de campo quanti-qualitativa contemplando uma análise do trabalho de professores de língua portuguesa com o texto literário em sala a partir da aplicação de questionários semiestruturados a respeito desse trabalho. Os dados foram analisados quanti- qualitativamente e os resultados expostos em tabelas e gráficos e discutidos a partir de teóricos especializado: Freire (1989) e Cândido (2004), Vygotsky (1998) Consson (2006) e Colomer (2007) entre outros. A partir da investigação compreende-se como a leitura literária tem sido praticada no contexto escolar e os desafios e possibilidades que ela apresenta no cenário educacional atual. Os professores reconhecem a importância da leitura no processo de ensino- aprendizagem, especialmente ligado à ampliação do vocabulário, à melhoria da produção textual e à formação crítica sobre o mundo. As práticas de projetos como clubes do livro e círculos de leitura podem funcionar como esforço pedagógico que contribuem significativamente no processo de formação leitora, tendo relevante participação do professor nesse processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São João dos Patospt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - São João dos Patos - UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.