Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5443
Título: | Literatura e gênero: uma análise das personagens femininas nos contos <amor= de Clarice Lispector e <a moça de tecelã= de Marina Colasanti |
Título(s) alternativo(s): | Literature and gender: an analysis of female characters in the short stories "Love" by Clarice Lispector and "The Weaver Girl" by Marina Colasanti |
Autor(es): | Guimarães, Rita de Kácia Ferreira |
Orientador: | Rodrigues, Janaíra Caroline da Silva |
Membro da Banca: | Lira, Rhusily Reges da Silva |
Membro da Banca: | Nolêto, Suanny Bruno |
Data do documento: | 2025-07-14 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar como os contos <Amor=, de Clarice Lispector, e <A Moça Tecelã=, de Marina Colasanti, constroem por meio de suas estruturas narrativas e simbólicas, reflexões acerca da violência de gênero e das relações de poder em uma sociedade de base patriarcal. A pesquisa caracteriza-se de natureza bibliográfica, fundamentando-se em referenciais teóricos voltados para a literatura brasileira no modernismo, a partir de Moisés (2001), Bosi (2006) e Veríssimo (1998), bem como nas discussões sobre gênero, patriarcado e crítica feminista, com destaque para Beauvoir (2016). A análise revela que, em <Amor=, a protagonista vivencia uma existência pautada na conformidade dos papéis de esposa e mãe, mas marcada por uma sensação de aprisionamento simbólico e invisibilidade social, rompida a partir de uma tomada de consciência catalisada por um evento inesperado. Já em <A Moça Tecelã=, a protagonista, inicialmente dona de sua própria narrativa e liberdade, vê sua autonomia ser gradualmente desfeita no contexto conjugal, até romper, de forma simbólica, com esse ciclo de opressão. Ambas as obras evidenciam, de modo sutil e poético, os mecanismos de dominação de gênero, ao mesmo tempo em que apontam caminhos de resistência, seja pela introspecção ou ação transformadora |
Resumo: | This article aims to analyze how the short stories <Amor=, by Clarice Lispector, and <A Moça Tecelã=, by Marina Colasanti, construct, through their narrative and symbolic structures, reflections on gender violence and power relations in a patriarchal society. The research is characterized by a bibliographic nature, based on theoretical references focused on Brazilian literature in modernism, from Moisés (2001), Bosi (2006) and Veríssimo (1998), as well as on discussions on gender, patriarchy and feminist criticism, with emphasis on Beauvoir (2016). The analysis reveals that, in <Amor=, the protagonist experiences an existence based on the conformity of the roles of wife and mother, but marked by a feeling of symbolic imprisonment and social invisibility, broken by an awareness catalyzed by an unexpected event. In <The Weaver Girl,= the protagonist, initially the owner of her own narrative and freedom, sees her autonomy gradually undone in the marital context, until she symbolically breaks with this cycle of oppression. Both works subtly and poetically highlight the mechanisms of gender domination, while also pointing out paths of resistance, whether through introspection or transformative action |
Palavras-chave: | Literatura Modernista Violência de gênero Clarice Lispector Marina Colasanti Modernist Literature Gender violence |
Aparece nas coleções: | Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - São João dos Patos - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - RITA DE KACIA FERREIRA GUIMARÃES – LICENC. EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA – SÃO JOÃO DOS PATOS UEMA 2025.pdf | PDF A | 310.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.