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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Michele da Silva-
dc.date.accessioned2025-10-02T18:27:57Z-
dc.date.available2025-10-02-
dc.date.available2025-10-02T18:27:57Z-
dc.date.issued2025-07-02-
dc.identifier.citationFreitas, Michele da Silva. O trabalho de implementação da Lei 10.639/2003 em aulas de língua portuguesa no ensino médio de São João dos Patos - MA. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) 3 Universidade Estadual do Maranhão, Campus São João dos Patos, 2025. disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5424pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5424-
dc.description.abstractThis work intends to analyze the implementation of the Law 10.639/2003 in the discipline of Portuguese Language in High School in the municipality of São João dos Patos 3 MA, seeking to understand the perception from the teachers of the applicability of the law in daily school life. The methodology used was both quantitative and qualitative through field data collection by means of semi-structured interviews. A survey was realized to investigate how the work of implementing the law has been carried out by Portuguese Language teachers in High School in São João dos Patos 3 MA. The research was supported by studies on the text of the Law 10.639/2003, the National Curriculum Guidelines for the education of ethnic-racial relations, the National Curriculum Parameters, and the BNCC. It is fundamental to understand the importance of teacher training with strategies that can contribute to strengthening the application and effective enforcement of the law. It could be understood, from these data, that even with the mandatory nature of the Law 10.639/2003, most teachers do not have a formal concern with the work of Education for Ethnic-Racial Relations. Regarding the use of methodological strategies for working with the law, all teachers use it in the classroom, but only 1 (one) teacher showed concern in having a practice focused on ERER. This highlights that progress is still needed in relation to the enforcement of the lawpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação para as relações étnico-raciais;pt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectMetodologias.pt_BR
dc.titleO trabalho de implementação da Lei 10.639/2003 em aulas de língua portuguesa no ensino médio de São João dos Patos - MApt_BR
dc.title.alternativeThe work of implementing Law 10.639/2003 in Portuguese language classes in high schools in São João dos Patos, Maranhãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2191057841414041pt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Janaira Caroline da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7064836769390109pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Lucas Anderson Neves de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8266-9634pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3755558198900564pt_BR
dc.contributor.referee2Santos , Fábio Vieira dos-
dc.description.resumoEste trabalho pretende analisar a implementação da Lei 10.639/2003 na disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Médio do município de São João dos Patos - MA, buscando compreender a percepção que os professores têm da aplicabilidade da lei no cotidiano escolar. A metodologia usada foi quanti-quali através de uma coleta de dados em campo por meio de entrevistas semiestruturadas. Foi feito um levantamento que busca investigar como tem sido o trabalho de implementação da lei pelos professores de Língua Portuguesa no Ensino Médio de São João dos Patos3MA. Foi usado para fomentar a pesquisa os estudos sobre o texto da Lei 10.639/2003, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnicas raciais, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a BNCC. É fundamental entender qual a importância da formação do professor com estratégias que possam agregar para o fortalecimento da aplicação da lei e sua efetiva aplicação. Pode- se compreender, a partir desses dados que mesmo com a obrigatoriedade da lei 10.639/2003 a maioria dos professores não têm preocupação formal com o trabalho da Educação para as Relações Étnico-raciais. No que diz a respeito da utilização de estratégias metodológicas para o trabalho da lei, todos os professores a utilizam em sala de aula, porém apenas 1 professor demonstrou preocupação em ter uma prática voltada para a ERER. Isso evidencia que ainda é necessário avançar em relação ao cumprimento da leipt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São João dos Patospt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - São João dos Patos - UEMA - Monografias



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