Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5393
Título: | Análise de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de química em algumas escolas do ensino médio em São Luís- MA |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of active methodologies in the teaching-learning process of chemistry content in some high schools in São Luís, MA |
Autor(es): | Sousa, Warner Alex |
Orientador: | Neves, Vera Lúcia |
Membro da Banca: | Carvalho , Natale Cristina Costa |
Membro da Banca: | Silva, Augusto César Azevedo |
Data do documento: | 2025-07-17 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A Química é fundamental para compreender fenômenos da existência, mas seu ensino enfrenta desafios, como linguagem técnica e métodos tradicionais que afastam os alunos. A falta de contextualização e interdisciplinaridade contribui para o desinteresse. Novas metodologias, especialmente as ativas, colocam o aluno no centro do processo, promovendo maior engajamento. O construtivismo propõe uma aprendizagem mais interativa e significativa. Neste estudo, será realizada uma revisão bibliográfica com uma pesquisa de campo, este trabalho se concentrou na demonstração dos fundamentos de metodologias ativas utilizadas no ensino de Química, na caracterização das metodologias ativas, seus limites e pontos positivos no processo de ensino- aprendizagem e na relação de metodologias ativas com metodologias utilizadas na contemporaneidade no ensino de Química em turmas de nível médio. Como Objetivo, estudar as metodologias ativas no processo de ensinoaprendizagem de Química nas turmas de nível médio em São Luís-MA, foi composto por alunos do 3º ano de nível médio das escolas da rede pública e particular através da aplicação de um questionário. A Metodologia adotada para a realização desse estudo consiste em uma revisão de literatura de abordagem qualitativa e quantitativa que permite uma fundamentação científica, com o intuito de conhecer o perfil dos alunos, o ambiente estrutural do ensino, identificar as metodologias tradicionais e ativas aplicadas no ensino de Química no ambiente escolar. Este estudo, destacou os benefícios das metodologias ativas no ensino de Química como ferramentas valiosas para professores, especialmente na área de Química. Embora as metodologias ativas não resolvam todos os problemas educacionais, representam uma proposta inovadora com potencial transformador |
Resumo: | Chemistry is fundamental to understanding phenomena of existence, but its teaching faces challenges, such as technical language and traditional methods that alienate students. The lack of contextualization and interdisciplinarity contributes to disinterest. New methodologies, especially active ones, place the student at the center of the process, promoting greater engagement. Constructivism proposes more interactive and meaningful learning. In this study, a bibliographic review will be carried out with field research. This work focused on demonstrating the foundations of active methodologies used in teaching Chemistry, characterizing active methodologies, their limits and positive points in the teaching-learning process, and the relationship between active methodologies and methodologies used in contemporary times in teaching Chemistry in high school classes. The objective was to study active methodologies in the teaching-learning process of Chemistry in high school classes in São Luís-MA, which was composed of 3rd year high school students from public and private schools through the application of a questionnaire. The methodology adopted to carry out this study consists of a literature review with a qualitative approach that allows a scientific basis, with the aim of knowing the profile of the students, the structural environment of teaching, and identifying the traditional and active methodologies applied in the teaching of Chemistry in the school environment. This study highlighted the benefits of active methodologies in teaching Chemistry as valuable tools for teachers, especially in the area of Chemistry. Although active methodologies do not solve all educational problems, they represent an innovative proposal with transformative potential |
Palavras-chave: | Metodologias ativas Ensino de Química Engajamento Aprendizagem significativa Proposta inovadora Active methodologies Engagement Innovative proposal Teaching Chemistry Meaningful learning |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Química - CECEN - UEMA - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO - WARNER ALEX CASTRO DE SOUSA - QUÍMICA LIC. CECEN UEMA 2025.pdf | PDF A | 545.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.