Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Daniel Pereira da-
dc.date.accessioned2025-09-09T12:35:51Z-
dc.date.available2025-09-09-
dc.date.available2025-09-09T12:35:51Z-
dc.date.issued2021-04-15-
dc.identifier.citationSILVA, Daniel Pereira da. O estágio supervisionado na formação do docente em ciências biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Caxias, MA. 2021. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Estudos Superiores de Caxias, Universidade Estadual do Maranhão, Caxias - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5371pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5371-
dc.description.abstractThe internship is a field of knowledge that seeks to provide the construction of a competente and autonomous identity in the mediation of knowledge and in the formation of the teacher as an effective mediator of knowledge. Faced with the challenges and complexity of reality, the profession of the teacher is increasingly claimed to minimize such situations. In this sense, teacher education must occupy a privileged place in university policies, taking into account the importance of this subject. This research has among others the objective of investigating the role of the Supervised Internship I discipline in the teacher education of the graduate student in Biological Sciences at the Center for Higher Studies of Caxias (CESC), State University of Maranhão (UEMA). This research is qualitative in nature, based on a questionnaire applied to students graduating from two classes in the biological sciences course, who completed the Supervised Internship I course in 2019, at the State University of Maranhão, Campus Caxias-MA, the survey included 21 participants. Some reflections were added and particularities were pointed out that are repeated in the words of the participants in order to better characterize the experiences lived by the students. The results obtained with the research demonstrate that the practice of the supervised internship cooperates in a decisive way in the construction of the professional identity of the teachers in training. With the completion of this investigation, readers are expected to reflect on the importance of Supervised Internship in teacher training, really knowing what their role is, which goes beyond meeting academic requirements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstagio Curricularpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleO estágio supervisionado na formação do docente em ciências biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Caxias, MApt_BR
dc.title.alternativeSupervised internship in the training of teachers in biological sciences at the State University of Maranhão (UEMA), Caxias, MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9000369735836913pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Laice Fernanda Gomes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2578020604533292pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Eliete da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2411459179500655pt_BR
dc.contributor.referee2Formiga, Luiza Daiana Araújo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9148937739775935pt_BR
dc.description.resumoO estágio é um campo do saber que busca propiciar a construção de uma identidade competente e autônoma na mediação do conhecimento e na formação do professor como docente mediador do conhecimento com eficácia. Diante aos desafios e da complexidade da realidade a profissão do professor é cada vez mais reivindicada para minimizar tais situações. Nesse sentido, a formação de professores deve ocupar um lugar privilegiado nas políticas das universidades, levando em consideração a importância deste sujeito. Essa pesquisa tem entre outros o objetivo de investigar o papel da disciplina Estágio Supervisionado I na formação docente do estudante de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Esta pesquisa é de caráter qualitativo, com base em questionário aplicado aos estudantes egressos de duas turmas do curso de licenciatura em ciências biológicas, que concluíram a disciplina de Estágio Supervisionado I no ano de 2019, na Universidade Estadual do Maranhão, Campus CaxiasMA, a pesquisa contou com 21 participantes. Foram acrescentadas algumas reflexões e apontadas particularidades que se repetem nas palavras dos participantes para melhor caracterizarmos as experiências vivenciadas pelos graduandos. Os resultados obtidos com a pesquisa demonstram que a prática do estágio supervisionado coopera de forma determinante na construção da identidade profissional dos docentes em formação. Com a concretização dessa investigação espera-se que os leitores reflitam sobre a importância do Estágio Supervisionado na formação do professor, sabendo realmente qual é o seu papel, que vai além do cumprimento de exigências acadêmicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caxiaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biologicas - Caxias UEMA -Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - DANIEL PEREIRA DA SILVA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAXIAS UEMA 2020.pdf.pdfPDF A364.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.