Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5368
Título: | O pesquisar na formação inicial: desafios enfrentados pelos discentes de pedagogia da UEMA |
Autor(es): | Oliveira, Wellington Alves |
Orientador: | Pereira, Cleidiane de Carvalho |
Membro da Banca: | Santos, Carlos Daniel da Silva |
Membro da Banca: | Lustosa, Celene Vieira Gomes Fortes |
Data do documento: | 2025-01-28 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A pesquisa científica é uma prática bastante dinâmica, constituída de complexidades, e pode ser acompanhada por muitos desafios. No contexto da formação inicial, os principais afetados por estes empecilhos são os discentes, que podem apresentar dificuldades ao realizarem práticas investigativas, dentro ou fora do contexto acadêmico. Quanto aos objetivos desta pesquisa, tem- se como geral: Compreender como os desafios enfrentados pelos alunos de Pedagogia da UEMA – Campus Timon podem interferir no desenvolvimento de habilidades investigativas. Quanto aos específicos, são: Descrever as dificuldades encontradas pelos alunos de Pedagogia da UEMA – Campus Timon, na realização de práticas de pesquisa; Compreender como a utilização da pesquisa científica pode auxiliar no aprimoramento das práticas docentes; e Especificar as principais contribuições oriundas do uso da pesquisa. Como problema de pesquisa é apresentado o seguinte questionamento: Quais são os principais desafios que os estudantes do curso de Pedagogia da UEMA – Campus Timon enfrentam ao realizarem práticas de pesquisa? O interesse pela temática surgiu a partir de relatos de colegas durante a graduação, nos quais expressavam percepções negativas acerca da pesquisa científica, concebendo-a como algo ruim, o que despertou curiosidade e questionamentos sobre os possíveis motivos que levaram esses sujeitos a terem tais concepções. Este estudo vale-se da abordagem qualitativa (Minayo, 2009), e da pesquisa narrativa (Clandinin; Connely, 2015). A produção dos dados empíricos deu-se por meio da entrevista estruturada, da qual participaram (05) cinco discentes do curso em questão, sendo o campo empírico, a supracitada instituição. Quanto à análise dos dados, esta foi efetivada via análise de conteúdo (Severino, 2013). Em relação ao aporte teórico, utilizamos estudiosos que abordam/tratam da educação, bem como das práticas docentes e da formação de professores (Freire, 2011, 2013), dos saberes docentes necessários à formação profissional (Tardif, 2014), da pesquisa científica como prática educativa (Demo, 2021), e outros. Portanto, quanto mais o aluno tiver contato com a pesquisa científica, mais habituado a essa ferramenta ele estará, dessa forma, apresentando no decorrer de sua trajetória acadêmica, uma preparação mais significativa e um aprendizado eficiente. Além disso, não sentirá muitas dificuldades quando se deparar com essa prática no Ensino Superior. |
Resumo: | Scientific research is a very dynamic practice, full of complexities, which can be accompanied by many challenges. In the context of initial training, the main people affected by these obstacles are students, who may have difficulties when carrying out investigative practices, whether inside or outside the academic context. The general objectives of this research are to understand how the challenges faced by Pedagogy students at UEMA - Campus Timon can interfere with the development of investigative skills. The specific objectives are To describe the difficulties encountered by Pedagogy students at UEMA - Campus Timon in carrying out research practices; to understand how the use of scientific research can help to improve teaching practices; and to specify the main contributions arising from the use of research. The research problem poses the following question: What are the main challenges that students on the Pedagogy course at UEMA - Campus Timon face when carrying out research practices? Interest in the subject arose from reports by colleagues during their undergraduate studies, in which they expressed negative perceptions about scientific research, conceiving it as something bad, which aroused curiosity and questions about the possible reasons that led these subjects to have such conceptions. This study uses a qualitative approach (Minayo, 2009) and narrative research (Clandinin and Connely, 2015). The empirical data was produced by means of a structured interview, in which (05) five students from the course in question took part, the empirical field being the aforementioned institution. The data was analyzed using content analysis (Severino, 2013). As for the theoretical framework, we used scholars who deal with education, as well as teaching practices and teacher training (Freire, 2011, 2013), the teaching knowledge necessary for professional training (Tardif, 2014), scientific research as an educational practice (Demo, 2021), and others. Therefore, the more contact students have with scientific research, the more accustomed they will become to this tool, and the more meaningful their preparation and efficient their learning will be during their academic career. In addition, they will not experience many difficulties when they encounter this practice in higher education. |
Palavras-chave: | Pesquisa Search Formação inicial; Initial training Desafios Challenges Pedagogia Pedagogy Prática docente Teaching practice Graduandos Undergraduates |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WELLINGTON ALVES OLIVEIRA.pdf | 969.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.