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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Ana Vitória Nunes de-
dc.creatorTavares, Maria Carolina Pereira-
dc.creatorCorreia, Sara Raylane Rabelo-
dc.date.accessioned2025-09-03T19:31:25Z-
dc.date.available2025-09-03-
dc.date.available2025-09-03T19:31:25Z-
dc.date.issued2025-07-16-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Vitória Nunes de. Metodologias ativas no ensino de modelos atômicos na 1ª série do ensino médio no CEM Paulo VI, São Luís/MA. 2025. 35f. Artigo (Graduação em Química Licenciatura) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Exatas e Naturais, MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5362pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5362-
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the impact of an innovative didactic sequence in the teaching of atomistics, and to this end, it uses active methodologies as a pedagogical basis. The research, of a qualitative nature and classified as action research, was carried out in a state school in Maranhão and involves students in the 1st year of high school. This proposal seeks to promote meaningful learning, develop investigative skills, stimulate logical reasoning and connect concepts to the students' daily lives. Data were collected through questionnaires applied before and after the intervention, observation records and analysis of students' productions. The analysis was carried out based on Content Analysis. The pedagogical intervention, composed of practical, experimental, playful activities and construction of physical models, provided students with a more concrete and meaningful understanding of atomic models, in addition to increasing interest and engagement in Chemistry classespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectModelos atômicospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectAtomistics,pt_BR
dc.subjectChemistry educationpt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectTeaching sequencept_BR
dc.titleMetodologias ativas no ensino de modelos atômicos na 1ª série do ensino médio no CEM Paulo VI, São Luís/MA.pt_BR
dc.title.alternativeActive methodologies in teaching atomic models in the 1st year of high school at CEM Paulo VI, São Luís/MA.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Adilson Luís Pereira-
dc.contributor.referee1Carvalho, Natale Cristine Costa-
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Antônio Francisco Fernandes de-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo avaliar o impacto de uma sequência didática inovadora no ensino de atomística, e para isso utiliza metodologias ativas como base pedagógica. A pesquisa, de caráter qualitativo e classificada como pesquisa-ação, foi realizada em uma escola estadual do Maranhão e envolve alunos da 1ª série do Ensino Médio. Esta proposta busca promover uma aprendizagem significativa, desenvolver habilidades investigativas, estimular o raciocínio lógico e conectar os conceitos ao cotidiano dos estudantes. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados antes e depois da intervenção, de registros de observação e da análise das produções dos alunos. A análise foi realizada com base na Análise de Conteúdos. A intervenção pedagógica, composta por atividades práticas, experimentais, lúdicas e construção de modelos físicos, proporcionou aos estudantes uma compreensão mais concreta e significativa dos modelos atômicos, além de aumentar o interesse e o engajamento nas aulas de Químicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
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