Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5323
Título: | Educação antirracista: a literatura infato-juvenil como estratégia pedagógica antirracista no primeiro ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Nascimento, Bruna Elane Lopes do Silva, Dayanne Pereira da Silva, Dulcilene Barbosa da |
Orientador: | Souza, Emanuella Geovana Magalhães de |
Membro da Banca: | Lima, Francisco Renato |
Membro da Banca: | Oliveira, Eduardo José Lima de |
Data do documento: | 2025-02-06 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de uma proposta de intervenção pedagógica intitulada "Educação Antirracista: A literatura infanto-juvenil como estratégia pedagógica antirracista no primeiro ano do ensino fundamental”. O estudo busca responder como utilizar a literatura infanto-juvenil como estratégia pedagógica antirracista na educação básica especificamente no primeiro ano do Ensino Fundamental. Destaca-se a importância de promover a presença de livros que abordem questões étnico-raciais na sala de aula, pois eles contribuem para a valorização das identidades das crianças afrodescendentes e favorecem a reflexão sobre igualdade e respeito entre todas as crianças, independentemente de sua origem étnico-racial. Esses materiais auxiliam na desconstrução de estereótipos raciais e na formação de uma consciência crítica sobre a diversidade cultural e social. O objetivo geral deste trabalho foi compreender a literatura infanto-juvenil como estratégia pedagógica antirracista no primeiro ano do ensino fundamental. A abordagem utilizada na pesquisa foi qualitativa, com a realização de pesquisa de campo em uma escola localizada no município de Timon – MA. Foram realizadas observações em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental, entrevista semiestruturada com a professora titular da sala e atividades para diagnosticar a realidade da escola, bem como verificar o entendimento dos alunos em relação à temática proposta. Após a pesquisa de campo, foi elaborada uma proposta de intervenção pedagógica baseada nos seguintes documentos: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Diretrizes Nacionais Curriculares para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004). Como leituras de apoio, destacaram-se os autores Almeida (2019) para tratar sobre discriminação e preconceito, Munanga (2004), Ribeiro (2019), Santos e Viana (2009) para discorrer sobre raça e racismo, Coelho (2000) que traz discussão sobre literatura infantil, Gouvea (2005) e Souza (2019) para discutir a literatura afrodescendente. O estudo evidenciou a carência em trabalhar a literatura infanto-juvenil com temáticas que abordem as questões raciais no primeiro ano do ensino fundamental. Além disso, constatou-se que alguns professores não trabalham as questões étnico-raciais durante todo o ano letivo, pois somente trabalham no mês de novembro na data destinada ao Dia da Consciência Negra. Diante disso, torna-se relevante adotar metodologias que abordem as temáticas étnico-raciais, como o uso de literatura infanto-juvenil. Quando ela traz representatividade e aborda essas questões, essa literatura desempenha um papel essencial na construção de uma identidade positiva para as crianças afrodescendentes. Ela ajuda a formar indivíduos mais conscientes e empáticos, capazes de transformar a escola em um lugar onde as diferenças são respeitadas e a diversidade é celebrada de maneira crítica. Assim, vai além da sala de aula, contribuindo para uma sociedade mais justa, acolhedora e igualitária. |
Resumo: | This study is the result of a proposal for a pedagogical intervention entitled "Anti-Racist Education: Children's and Young Adult Literature as an Anti-Racist Pedagogical Strategy in the First Year of Elementary School". The study seeks to answer how to use children's and young adult literature as an anti-racist pedagogical strategy in basic education, specifically in the first year of elementary school. The importance of promoting the presence of books that address ethnic-racial issues in the classroom is highlighted, asthey contribute to the valorization of the identities of Afro-descendant children and encourage reflection on equality and respect among all children, regardless of their ethnic-racial origin. These materials help to deconstruct racial stereotypes and form a critical awareness of cultural and social diversity. The general objective of this study was to understand children's and young adult literature as an anti-racist pedagogicalstrategy in the early years of elementary school. The approach used in the research was qualitative, with field research being carried out in a school located in the city of Timon - MA. Observations were carried out in a first-year elementary school class, a non-standardized interview with the classroom teacher, and activities to diagnose the school's reality were conducted, as well as to verify the students' understanding of the proposed theme. After the field research, a proposal for pedagogical intervention was developed based on the following documents: National Common Curricular Base (BNCC) and National Curricular Guidelines for Teaching Afro-Brazilian and African History and Culture (2004). As supporting readings, the authors Almeida (2019) stood out to address discrimination and prejudice, Munanga (2004), Ribeiro (2019), Santos and Viana (2009) to discuss race and racism, Coelho (2000) who discusses children's literature, Gouvea (2005) and Souza (2019) to discuss Afro-descendant literature. The study highlighted the lack of children's and young adult literature with themes that address racial issues in the first year of elementary school. Furthermore, it was found that some teachers do not address ethnic-racial issues throughout the school year, as they only address them in November, on the date designated for Black Awareness Day. Given this, it is important to adopt methodologies that address ethnic-racial issues, such as the use of children's and young adult literature. When it brings representation and addresses these issues, this literature plays an essential role in building a positive identity for Afro-descendant children. It helps to form more aware and empathetic individuals, capable of transforming the school into a place where differences are respected and diversity is celebrated in a critical manner. Thus, it goes beyond the classroom, contributing to a more just, welcoming and egalitarian society. |
Palavras-chave: | Ensino Fundamental Elementary Education Crianças afrodescendentes African-descendant children Lliteratura infanto-juvenil Children's literature Intervenção pedagógica Pedagogical intervention Educação antirracista Anti-racist education Questões étnico-raciais Ethnic-racial issues Sala de aula Classroom |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRUNA ELANE LOPES DO NASCIMENTO; DAYANNE PEREIRA DA SILVA; DULCILENE BARBOSA DA SILVA.pdf | 4.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.