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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5310
Título: | Estudo da estabilização química de solos para o uso em comadas de pavimento, na cidade de São Luis-MA |
Título(s) alternativo(s): | Study of chemical stabilization of soils for use in pavement layers in the city of São Luis, Maranhão |
Autor(es): | Pereira, Matheus Antonio Soares |
Orientador: | Sant’Ana, Walter Canales |
Membro da Banca: | Coelho, Maria Teresinha de Medeiros |
Membro da Banca: | Silva, Anderson Nascimento |
Data do documento: | 2017-12-06 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O objetivo principal dos pavimentos é oferecer segurança e conforto aos seus usuários, suportando os esforços e intempéries ao logo da sua vida útil. Entretanto, a falta de qualidade da pavimentação no Brasil é um problema rotineiro, podendo ser causado por má condição tanto no revestimento quanto em suas camadas subsequentes. Tendo a estabilização como uma maneira de solucionar esse problema, dando uma maior resistência mecânica, tanto quanto uma maior vida útil ao pavimento. O presente trabalho traz o estudo de um solo estabilizado quimicamente com cimento, onde foi avaliado o comportamento mecânico da mistura solo-cimento para o uso em camadas de pavimentos. Os materiais envolvidos na pesquisa foram: solo arenoso, de classificação A-2-4 segundo a Transportation Research Board (TRB), cimento Portland tipo CP II-Z 40. A metodologia abrangeu os ensaios de resistência mecânica da mistura, já os ensaios de caracterização do solo foram extraídos do trabalho Torres (2017). Com a pesquisa desenvolvida no Laboratório de Solos e Pavimentação (LSP) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). No ensaio de resistência à compressão simples (RCS) os corpos de prova foram moldados na energia normal de Proctor em três teores de cimento (4%, 6%, 8%), aproveitando os resultados de umidade ótima encontrados no ensaio de compactação. Foi possível a constatação de uma boa reatividade entre o solo e o cimento utilizado, principalmente, por conta da afinidade entre solos arenosos e o cimento Portland, apresentando assim resultados satisfatórios no que se diz respeito à resistência mecânica da mistura. O ensaio de RCS evidenciou um acréscimo de resistência, com aumento do teor de cimento e tempo de cura. O teor de 4% de cimento já seria suficiente para conferir ao solo resistência adequada para ser utilizado em camada de base de pavimento |
Resumo: | The main objective of the pavements is to offer security and comfort to its users, supporting the efforts and bad weather throughout its life. However, the lack of paving quality in Brazil is a routine problem and can be caused by poor condition both in the coating and in its subsequent layers. Having the stabilization as a way to solve this problem, giving a greater mechanical resistance as much as a longer shelf life. The present work presents the study of a soil stabilized chemically with cement, where the mechanical behavior of the soil-cement mixture for the use in layers of pavements was evaluated. The materials involved in the research were sandy soil, rated A-2-4 according to the Transportation Research Board (TRB), Portland cement type CP II-Z 40. The methodology covered the mechanical strength tests of the mixture, Soil characterization was extracted from Torres (2017). With the research developed in the Laboratory of Soils and Pavement (LSP) of the State University of Maranhão (UEMA). In the simple compressive strength test (RCS) the specimens were molded into the normal Proctor energy in three cement contents (4%, 6%, 8%), taking advantage of the optimum moisture results found in the compaction test. It was possible to verify a good reactivity between the soil and the cement used, mainly due to the affinity between sandy soils and Portland cement, thus presenting satisfactory results regarding the mechanical resistance of the mixture. The RCS test evidenced an increase of resistance, with increase of cement content and curing time. The 4% cement content would already be sufficient to give the soil adequate resistance to be used in the base layer of pavement |
Palavras-chave: | Estabilização Estabilização química Solo-cimento Resistência à compressão Stabilization Chemical stabilization Soil-cement Compressive strength |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias |
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TCC-MATHEUS ANTÔNIO SOARES PEREIRA MONOGRAFIA-BEL EM ENG CIVIL UEMA 2017.pdf | PDF A | 2.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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