Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5276
Título: | AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO DE SÃO LUÍS: um estudo de caso no CEM - Cidade Operaria I |
Título(s) alternativo(s): | ETHNIC-RACIAL RELATIONS IN HIGH SCHOOLS IN SÃO LUÍS: a case study at CEM - Cidade Operaria I |
Autor(es): | Verde, Joice Santos |
Orientador: | Barbosa, Zulene Muniz |
Membro da Banca: | Nunes, Antonio de Assis Cruz |
Membro da Banca: | Cantanhede, Domingos |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Esta pesquisa analisa as relações étnico-raciais no CEM Cidade Operaria I. O estudo resgata os conceitos de racismo e ideologia e as formas como se reproduz na sociedade brasileira, descreve as relações étnicas e raciais no contexto da escolar com destaque para institucionalização da Lei 10.639/03 como importante conquista do movimento negro. Examina o mito da democracia racial, destacando autores clássicos da sociologia brasileira e principalmente analisa as Políticas de Ações Afirmativas como um avanço que resgata a dívida histórica do Estado brasileiro para com o povo negro. Na pesquisa de campo examina a educação étnico racial na escola de nível médio em São Luis tendo como dimensão empírica o Centro de Ensino Médio Cidade Operária I, o fio condutor da pesquisa foi tentar apreender através das entrevistas com professores e gestores quais os avanços e as dificuldades que esta Unidade de Educação Básica enfrenta quando se trata das relações étnico raciais: os limites e as possibilidade da lei na desconstrução preconceito racial. Para tanto partimos de questionamentos elaborados em nosso projeto de pesquisa: Quais as concepções teóricas e metodológicas sobre relações étnicas e raciais o CEM Cidade Operaria I adota? Como são desenvolvidas as atividades pedagógicas à luz das relações étnicas e raciais da população negra estudantil no ensino da sociologia? Existem formações continuadas para professores trabalharem de acordo com relações étnicas e raciais? Quais os avanços e dificuldades que o CEM Cidade Operaria I tem tido nas atividades que envolvem as relações étnicas e raciais? Para fundamentar nossa pesquisa baseamo-nos em alguns autores tais como: Lopes (2007), Moura (1994), Munanga (1999), Nunes (2004), D’adesky (2001), dentre outros. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação participante; entrevista semiestruturada feita com a Coordenadora Pedagógica e com dois professores do turno noturno (um professor de história e uma professora de sociologia) A pesquisa concluiu mostrando que o CEM Cidade Operaria I possui dificuldades no trabalho que envolva relações étnicas e raciais, principalmente no trabalho de formações continuadas e desenvolvimento de atividades nessa temática |
Resumo: | This research analyzes the ethnic-racial relations in CEM City Operaria I. The study will delineate the concepts of racism and ideology and the ways it plays in Brazilian society, describes the ethnic and racial relations in the context of school with emphasis on institutionalization of Law 10.639/03 as an important achievement of the black movement. Examines the myth of racial democracy, highlighting classical authors of Brazilian sociology and mainly analyzes the policies of Affirmative Action as a breakthrough that rescues the historical debt of the Brazilian State to the black people. In field research examines racial ethnic education in the high school in San Luis as its empirical dimension Center City High School Worker I, the thread of research was attempting to grasp through interviews with teachers and administrators which advances and difficulties it faces Unit Basic Education when it comes to racial ethnic relations: the limits and possibilities of the law on racial prejudice deconstruction. To do so we start from questions developed in our research project: What are the theoretical and methodological conceptions of ethnic and racial relations CEM City Operaria I adopt? How are developed pedagogical birth of ethnic and race relations of black student population in the teaching of sociology activities? There are continuing education for teachers working along ethnic and race relations? What are the advances and difficulties that the CEM City Operaria I have had in activities involving ethnic and race relations? To support our research we have relied on authors such as: Lopes (2007), Moura (1994), Munanga (1999), Nunes (2004), D'Adesky (2001), among others. The instruments used for data collection were participant observation, semistructured interview with the Pedagogical Coordinator and two teachers from the night shift (a history professor and a professor of sociology) The survey found showing that CEM City Operaria I have difficulties in Work involving ethnic and race relations, especially in the work of continuing education and development activities in this theme |
Palavras-chave: | Educação Lei 10.69/03 Relações Étnicas e Raciais Education Ethnic and Race Relations Law 10.69/03 |
Aparece nas coleções: | Curso de Ciências Sociais Bacharelado - CCSA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- JOICE SANTOS VERDE- BEL. CIÊNCIAS SOCIAIS- CCSA UEMA 2014.pdf | PDF A | 900.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.