Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Stephanie Alves Barbosa da-
dc.date.accessioned2025-07-21T19:31:53Z-
dc.date.available2025-07-21-
dc.date.available2025-07-21T19:31:53Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.identifier.citationSILVA, Stephanie Alves Barbosa da. Gestão da qualidade: estudo de caso de uma empresa na construção civil, em Teresina - Pi. 2024. 35f. Monografia (Curso de Bacharelado em Administração) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 20XX. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5208pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5208-
dc.description.abstractFaced with the competitiveness inherent in civil construction, construction companies are increasingly committed to maintaining product quality, as well as in other branches, they ended up being forced to create alternatives that aim to improve processes and, consequently, maintain and increase performance. The case study analyzed the perception of a construction company located in Teresina Piauí and demonstrated the importance of having a quality certification and the benefits that it will bring. General objective of the research, it was intended to analyze the perception of a civil construction company located in Teresina Piauí and to demonstrate the importance of having a quality certification and the benefits that it will bring. As specific objectives: Define concepts, tools, application, Total Quality practices, and certification; Check practices proposed by the certificate within the researched company. The researched company was able to show that it needs to improve in some aspects so that it becomes better at what it proposes to do, actions such as the educational investment of the collaborator, the development of practices of dialogue between leader, manager and collaborators, having strategic planning, work in team, monitor technological modernization and preserve worker safety are requirements that need to be developedpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectCivil constructionpt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectQuality managementpt_BR
dc.subjectLimitações e resultadospt_BR
dc.subjectLimitations and resultspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectAdministrationpt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectCompetitivenesspt_BR
dc.subjectConstrutoraspt_BR
dc.subjectConstruction companiespt_BR
dc.subjectModernização tecnológicapt_BR
dc.subjectTechnological modernizationpt_BR
dc.titleGestão da qualidade: um estudo de caso em uma empresa da construção civil, em Teresina-PIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9409599027224792pt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Rodrigo Braga Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8549599884430886pt_BR
dc.contributor.referee1Porto, João Airton Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8023047055480484pt_BR
dc.contributor.referee2Campos Júnior, Inácio de Loiola de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7530382471705888pt_BR
dc.description.resumoDiante a competitividade inerente à construção civil, as construtoras estão cada vez mais empenhadas em manter a qualidade dos produtos, assim como em outros ramos, acabou sendo obrigada a criar alternativas que almejem a melhoria dos processos e por consequência a manutenção e o aumento do desempenho. O estudo de caso analisou a percepção de uma empresa da construção civil situada em Teresina Piauí e demonstrar a importância de se ter uma certificação de qualidade e os benefícios que a mesma irá trazer. Objetivo Geral da pesquisa, pretendeu-se analisar a percepção de uma empresa da construção civil situada em Teresina Piauí e demonstrar a importância de se ter uma certificação de qualidade e os benefícios que a mesma irá trazer. Como objetivos específicos: Definir conceitos, ferramentas, aplicação, práticas de Qualidade Total, e certificação; Verificar práticas propostas pelo certificado dentro da empresa pesquisada. A empresa pesquisada pôde mostrar que precisa melhorar em alguns aspectos para que se torne melhor no que se propõe a fazer, ações como o investimento educacional do colaborador, o desenvolvimento de praticas de dialogo entre líder, gestor e colaboradores, haver planejamento estratégico, trabalho em equipe, acompanhar a modernização tecnológica e preservar a segurança do trabalhador são requisitos que precisam ser desenvolvidospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Timonpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Administração - CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STEPHANIE ALVES BARBOSA DA SILVA.pdf466.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.