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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5202
Título: | O impacto da psicomotricidade no tratamento de crianças autistas |
Título(s) alternativo(s): | The impact of psychomotricity on the treatment of autistic children |
Autor(es): | Costa, Fernanda Grazielly Vaz |
Orientador: | Silva, Gioconda Soares de Araújo |
Membro da Banca: | Jacinto, Genilson Costa |
Membro da Banca: | Santos, Carlos Andre Souza dos |
Data do documento: | 2025-02-06 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente estudo aborda a psicomotricidade como uma ferramenta pedagógica e terapêutica essencial no desenvolvimento integral de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da educação infantil. Considerando a complexidade das necessidades dos alunos com TEA, a pesquisa busca compreender a importância da psicomotricidade no aprimoramento de habilidades motoras, cognitivas e sociais dessas crianças. A metodologia qualitativa e exploratória baseouse em revisão bibliográfica, utilizando artigos publicados entre 2019 e 2024, obtidos no Portal de Periódicos da CAPES. A análise dos dados foi direcionada pelas palavras-chaves, combinadas pelo operador booleano “E” para maior precisão. O referencial teórico explora o histórico e os fundamentos da psicomotricidade, além das especificidades do TEA, destacando o impacto dessa prática no desenvolvimento integral e inclusão educacional de crianças autistas. Os resultados indicam que a psicomotricidade oferece melhorias significativas nas habilidades motoras e sociais das crianças com TEA, com avanços em coordenação motora, equilíbrio, socialização e engajamento emocional. Estudos revisados mostram que práticas como circuitos de movimento, brincadeiras dirigidas e o uso de ferramentas tecnológicas para comunicação ampliam o repertório social e a interação com pares, promovendo a integração escolar e social dessas crianças. A inclusão de atividades psicomotoras também se destaca como facilitadora do processo de alfabetização, visto que fortalece habilidades motoras essenciais, como motricidade fina e organização espacial. Conclui-se que a psicomotricidade como estratégia terapêutica integrada a outras abordagens otimiza o desenvolvimento de crianças com TEA, equilibrando progressos motores, cognitivos e sociais. A capacitação de professores e terapeutas é essencial para aplicar essas intervenções de forma eficaz e promover um ambiente escolar inclusivo. Assim, a psicomotricidade, ao ser implementada com intencionalidade, contribui para a criação de uma educação mais equitativa e acessível para crianças com TEA, favorecendo seu desenvolvimento integral e qualidade de vida. |
Resumo: | This study addresses psychomotricity as an essential pedagogical and therapeutic tool in the holistic development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) within the context of early childhood education. Considering the complexity of the needs of students with ASD, the research seeks to understand the importance of psychomotricity in enhancing these children’s motor, cognitive, and social skills. The qualitative and exploratory methodology was based on a bibliographic review, using articles published between 2019 and 2024, accessed via the Portal de Periódicos da CAPES. Data analysis was directed by keywords combined using the Boolean operator "AND" for greater precision. The theoretical framework explores the history and foundations of psychomotricity, as well as the specific characteristics of ASD, highlighting the impact of this practice on the holistic development and educational inclusion of autistic children. Results indicate that psychomotricity offers significant improvements in the motor and social skills of children with ASD, with progress in motor coordination, balance, socialization, and emotional engagement. Reviewed studies show that practices such as movement circuits, guided play, and the use of technological tools for communication expand social repertoires and interaction with peers, promoting school and social integration for these children. The inclusion of psychomotor activities also stands out as a facilitator in the literacy process, as it strengthens essential motor skills such as fine motor control and spatial organization. It concludes that psychomotricity, as a therapeutic strategy integrated with other approaches, optimizes the development of children with ASD, balancing motor, cognitive, and social progress. Teacher and therapist training is essential for effectively implementing these interventions and promoting an inclusive school environment. Thus, when implemented intentionally, psychomotricity contributes to creating a more equitable and accessible education for children with ASD, fostering their holistic development and quality of life. |
Palavras-chave: | Psicomotricidade TEA Educação Infantil Educação Inclusiva Educação Especial Desenvolvimento cognitivo Psychomotricity TEA Early Childhood Education Inclusive Education Special Education Cognitive development |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias |
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TCC - FERNANDA GRAZIELLY VAZ COSTA - PEDAGOGIA LICENCIATURA - CAMPUS BACABAL 2025.pdf | PDF A | 336.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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