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Título: Avaliação dos defeitos de pavimentos flexíveis em vias de São luís: estudo de caso: avenida Lourenço vieira da silva
Título(s) alternativo(s): Assessment of flexible pavement defects on roads in São Luís: case study: Lourenço Vieira da Silva Avenue
Autor(es): Pereira, Pedro Henrique de Araujo Nunes
Orientador: Coelho, Maria Teresinha de Medeiros
Membro da Banca: Pantoja, Sérgio Roberto G.
Membro da Banca: Sant'Ana, Walter Canales
Data do documento: 2017-06-27
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O objetivo principal da pavimentação é oferecer boas condições de trafegabilidade ao seu usuário, em qualquer época do ano e clima. Os defeitos mais comuns são trincas, os afundamentos com trilhas de rodas, os escorregamentos do revestimento, as panelas e remendos. Em São Luís, percebem-se várias avenidas com seus revestimentos em más condições. Dentro deste contexto, o objetivo desse trabalho foi avaliar os defeitos encontrados no pavimento asfáltico de São Luís, a partir de um estudo de caso em uma das vias com problemas nos revestimentos asfáltico, como a Av. Lourenço Vieira da Silva. Para isso foi feito uma avaliação do pavimento para identificar o grau de deterioração em que se encontrava a superfície através de um levantamento dos defeitos e causas, atribuindo indicadores numéricos que classificam seu estado geral, seguindo normas e procedimentos preconizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, utilizando os métodos de cálculo do Índice de Gravidade Global (IGG) padronizado pela norma DNIT 006/2003 – PRO – , a Avaliação objetiva da superfície de pavimentos flexíveis e semirrígido pelo cálculo do Índice de Gravidade Global Expedito, padronizado pela norma DNIT 008/2003 – PRO – Levantamento Visual Continuo (LVC), além do ensaio com a Viga Benkelman , padronizado pela norma DNER 024/94 – ME, para diagnosticar o estado de conservação estrutural do pavimento. O estado de conservação do pavimento da via em estudos por meio dos três métodos diferentes, mostrou má estado de conservação do pavimento necessitando de procedimentos para identificar soluções para recuperação da via. Pelos resultados obtidos, chegou-se à conclusão que funcionalmente o pavimento encontra-se em estado ruim em quase toda sua extensão, chegando a ficar péssimo em alguns trechos. Já no aspecto estrutural do pavimento, analisado por meio da viga, apenas alguns trechos foram considerados ruins
Resumo: The main objective of the pavement is to offer good conditions of traffic to its user, at any time of year and climate. The most common defects are cracks, sags with tracks of wheels, slip-ups of coating, pans and patches. In São Luís, several avenues are perceived with their coatings in bad conditions. In this context, the objective of this work was to evaluate the defects found in the asphalt pavement of São Luís, from a case study in one of the roads with problems in the asphalt coatings, such as Av. Lourenço Vieira da Silva. For this, an evaluation of the pavement was made to identify the degree of deterioration in the surface by means of a survey of the defects and causes, assigning numerical indicators that classify its general state, following norms and procedures recommended by the National Department of Transportation Infrastructure - DNIT, using the calculation methods of the Global Severity Index (IGG) standardized by standard DNIT 006/2003 - PRO -, the objective evaluation of the surface of flexible and semi-rigid pavements by calculation of the Expedito Global Severity Index, standardized by the DNIT standard 008/2003 - PRO - Continuous Visual Survey (LVC), in addition to the Benkelman Beam test, standardized by DNER 024/94 - ME, to diagnose the structural conservation status of the pavement. The conservation status of the roadway in studies using the three different methods showed poor conservation of the pavement, requiring procedures to identify solutions for road recovery. From the results obtained, it was concluded that functionally the pavement is in bad condition in almost all its extension, getting to be very bad in some stretches. In the structural aspect of the pavement, analyzed by means of the beam, only a few sections were considered bad
Palavras-chave: Pavimento asfáltico
Patologias
Avaliação de pavimento
Asphalt pavement
Pathologies
Pavement evaluation
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

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