Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Rebeca Cristina Sousa Vieira de-
dc.date.accessioned2025-07-09T18:06:39Z-
dc.date.available2025-07-09-
dc.date.available2025-07-09T18:06:39Z-
dc.date.issued2024-11-09-
dc.identifier.citationCARVALHO, Rebeca Cristina Sousa Vieira de. ECOLIFE: Utilização de IA Generativa no desenvolvimento de um jogo sério sobre sustentabilidade. 2024. 50 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Computação) – Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís-MA, 2024. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5145pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5145-
dc.description.abstractThe growing advancement of artificial intelligence (AI) technologies has caused major changes in society, enabling the most diverse tasks to be carried out with the help of these tools, especially with generative AI. Therefore, there are many areas that can benefit from its use, such as game development. This work investigates the use of two generative artificial intelligences, ChatGPT and Gemini, during the creation of a serious game in a quiz format aimed at environmental sustainability, using commands on these platforms to generate questions and answers for the application, in three different themes: 5R’s, sustainable practices and A3P Agenda. The results obtained show that the use of these AIs as an aid to this type of problem is useful, with well- evaluated scenarios being generated that are consistent with what was proposed, despite the presence of some errors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectinteligência artificial generativapt_BR
dc.subjectustentabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectjogos sériospt_BR
dc.subjectenvironmental sustainability.pt_BR
dc.subjectgenerative artificial intelligencept_BR
dc.subjectserious gamespt_BR
dc.titleECOLIFE: Utilização de IA Generativa no desenvolvimento de um jogo sério sobre sustentabilidadept_BR
dc.title.alternativeECOLIFE: Using Generative AI in the development of a serious game about sustainabilitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0926336720516408pt_BR
dc.contributor.advisor1Jacob Junior, Antonio Fernando Lavareda-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9415-7265pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4510520291728075pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Luciana Barros-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6629-584Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4171409206658476pt_BR
dc.contributor.referee2Neto, Pedro Bandrão-
dc.description.resumoO crescente avanço das tecnologias de inteligência artificial (IA) tem provocado grandes mu- danças em meio à sociedade, possibilitando que as mais diversas tarefas sejam realizadas com o auxílio dessas ferramentas, em especial com a IA generativa. Deste modo, são muitas as áreas que podem se beneficiar do seu uso, como é o caso da área de desenvolvimento de jogos. Este trabalho investiga a utilização de duas inteligências artificiais generativas, ChatGPT e Gemini, durante a criação de um jogo sério em formato de quiz voltado para a sustentabilidade ambiental, usando-se de comandos nessas plataformas para gerar perguntas e respostas para a aplicação, em três temas diferentes: 5R’s, práticas sustentáveis e Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Os resultados obtidos mostram que é proveitoso o uso dessas IAs como auxílio para esse tipo de problema, tendo sido gerados cenários bem avaliados e consistentes com o que foi proposto, apesar da presença de alguns erros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia da Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia de Computação - CCT UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - REBECA CRISTINA SOUSA VIEIRA DE CARVALHO - ENG. DE COMPUTACAO CCT UEMA 2024.pdfPDF A911.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.