Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, Igor Marcelo Silva-
dc.date.accessioned2025-07-08T13:08:28Z-
dc.date.available2025-07-08-
dc.date.available2025-07-08T13:08:28Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Igor Marcelo Silva. Avaliação estrutural do pavimento asfáltico das vias internas da cidade universitária Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão utilizando a viga Benkelman. 2017. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA - Brasil, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5131pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5131-
dc.description.abstractIn Brazil, road transport has for years been the main choice for transportation of people and products, as well as being the main responsible for the integration of the entire transportation system, contributing significantly to the socioeconomic development of the country. The intense traffic, climate, construction methods and physical characteristics of the materials used in the construction of pavements can cause functional and structural changes in them, such as reversible and permanent deformations. Objective with this work is to evaluate the structural condition of the asphaltic pavement of the Paulo VI university city of the State University of Maranhão (UEMA), using the Benkelman beam, with the purpose of measuring and evaluating the elastic deformations on the pavement surface. To a structural evaluation, a nondestructive test using the Benkelman beam, which uses quasi-static loading, was used. The results obtained were compared and analyzed according to DNER 010/79 - PRO - Structural Evaluation of Flexible Pavements - Procedure A and DNER 011/79 - PRO - Structural Evaluation of Flexible Pavements - Procedure B, to evaluate deflections in the asphalt pavement. Thus, it can be observed that the newly constructed and reclaimed sections had low deflections and are in good traffic conditions. On the other hand, the degraded section that did not undergo interventions had high deflections and required corrective measurespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação estruturalpt_BR
dc.subjectDeflexãopt_BR
dc.subjectPavimento flexívelpt_BR
dc.subjectViga Benkelmanpt_BR
dc.subjectStructural assessmentpt_BR
dc.subjectDeflectionpt_BR
dc.subjectFlexible flooringpt_BR
dc.subjectBenkelman beampt_BR
dc.titleAvaliação estrutural do pavimento asfáltico das vias internas da cidade universitária Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão utilizando a viga Benkelmanpt_BR
dc.title.alternativeStructural evaluation of the asphalt pavement of the internal roads of the Paulo VI university city of the Maranhão State University using the Benkelman beampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Thasso Colins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7027862203667215pt_BR
dc.contributor.referee1Sant' Ana, Walter Canales-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4734142788506218pt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Maria Teresinha de Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8582388231615664pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, o modal rodoviário tem sido há anos a principal escolha para o transporte de pessoas e bens, além de ser o principal responsável pela integração de todo o sistema de transporte contribuindo expressivamente para o desenvolvimento socioeconômico do país. O intenso tráfego, o clima, os métodos construtivos e as características físicas dos materiais utilizados na construção dos pavimentos podem causar alterações funcionais e estruturais nos mesmos, como deformações reversíveis e permanentes. Levando em consideração a existência de sobrecarga diária no pavimento, oriunda do intenso tráfego existente, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a condição estrutural do pavimento asfáltico de vias internas da cidade universitária Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) utilizando a viga Benkelman, com o intuito de medir e avaliar as deformações elásticas na superfície do pavimento. Para avaliação estrutural foi utilizado ensaio por método não-destrutivo por meio da viga Benkelman, que utiliza carregamento quase-estático. Os resultados obtidos foram comparados e analisados conforme as normas DNER 010/79 - PRO – Avaliação Estrutural dos Pavimentos Flexíveis – Procedimento A e DNER 011/79 – PRO – Avaliação Estrutural dos Pavimentos Flexíveis – Procedimento B, para avaliar as deflexões no pavimento asfáltico. Assim pode-se observar que os trechos recapeados e construídos recentemente apresentaram baixas deflexões e estão em boas condições de tráfego. Já o trecho degradado e que não sofreu intervenções apresentou altas deflexões e necessita de medidas corretivaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-IGOR MARCELO SILVA BRANDÃO-BEL EM ENG CIVIL UEMA 2017.pdfPDF A4.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.