Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5103
Título: | A influência da participação familiar na educação infantil: estudo de caso em uma escola de uma comunidade quilombola do município de São José de Ribamar / MA |
Título(s) alternativo(s): | The influence of family participation in early childhood education: a case study in a school in a quilombola community in the municipality of São José de Ribamar / MA |
Autor(es): | Monroe Neta, Luiza Garcez |
Orientador: | Gomes, Márcia Cristina |
Membro da Banca: | Reis, Cinthia Regina Nunes |
Membro da Banca: | Pereira, Diego Rodrigo |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Uma vez que a participação familiar no âmbito escolar e a aproximação da escola com os responsáveis são fundamentais para o bom desempenho e formação integral das crianças, estudar essa relação a partir dos envolvidos, contribui para que se possa ter um melhor entendimento acerca dos desafios enfrentados pelas instituições envolvidas neste processo. Este estudo, portanto, visa analisar a participação familiar no contexto escolar da educação infantil e suas contribuições para o desenvolvimento integral da criança em uma comunidade quilombola de São José de Ribamar/MA. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por uma abordagem de cunho qualitativo, com estratégia de estudo de caso, que foi fundamentada em uma bibliografia sobre o processo histórico da educação Infantil e os meandros da relação família x escola, também foi realizada a coleta de dados por meio de análise documental e entrevistas aplicadas com a gestora e professora da escola e os pais dos(as) alunos(as). A partir dos resultados, concluiu-se que: os pais destas crianças possuíam pouca participação e que isso interferia no desempenho destes alunos na escola, bem como no seu comportamento, mas que a própria escola deixou de incentivar essa participação, ao encerrar o projeto que trazia os pais para sala de aula. Outra regularidade observada na pesquisa, trata-se da influência que o nível de escolaridade dos pais desses alunos e outros fatores sócio econômicos tinham sobre o acompanhamento escolar dos filhos. Ou seja, famílias que possuíam baixa renda acabam se tornando menos participativas. Por fim, percebeu-se que o sucesso dessa relação depende totalmente da participação ativa de todos os responsáveis: instituição de ensino e família. Portanto, esta pesquisa justifica-se pela importância de entender que fatores contribuem para o sucesso escolar e como cada uma das partes envolvidas pode fazer para melhorar ainda mais |
Resumo: | Once the teamwork between family and school is fundamental for the good performance and development of children, studying the relationship from those involved contributes to a better understanding of the challenges faced by all the institutions involved in this process. Therefore, this study aims to assess family participation in the school context of early childhood education and its contributions to child development in a quilombola community of São José de Ribamar / MA. For the research, a qualitative approach was used, with case study strategy, which was based on a bibliography on the historical process of early childhood education and the intricacies of the relationship family x school, there was also data collection through document analysis and interviews with the school manager and teacher and the parents of the students. From the results, there was a conclusion: these children’s parents had little participation and that this interfered with the performance of these students at school, as well as their behavior, but that the school itself ceased to encourage this participation, by closing the project that brought parents to class. Also, the study presented that the level of education of these parents and other socioeconomic factors had an impact on the education of their children. In other words, families with low incomes become less participatory. Finally, it was realized that the success of this relationship depends entirely on the active participation of all those responsible: educational institution and family. Therefore, this research is justified by the importance of understanding what factors contribute to school success and how each of the parties involved can do to promote further improvements |
Palavras-chave: | Participação Família Escola Educação Infantil Participation Family School Early Childhood Education |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - LUIZA GARCEZ MONROE NETA - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - CECEN UEMA 2019.pdf | PDF A | 362.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.