Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5095
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Rayza Damasceno Evangelista-
dc.date.accessioned2025-07-02T13:13:26Z-
dc.date.available2025-07-02-
dc.date.available2025-07-02T13:13:26Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMARTINS, Rayza Damasceno Evangelista . A educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o uso das TDIC como possibilidade pedagógica. 2019. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5095pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5095-
dc.description.abstractThis work aims to analyze Mathematics Education in the initial years of Elementary School and the use of Information and Communication Digital Technologies (ICDT) as a pedagogical possibility to dynamize and enhance the learning of mathematical concepts, given the great difficulty that many students face in this discipline. As contact with digital technologies is already commonplace for 21st century children and adolescents, and in general they enjoy and feel comfortable with such resources, these media become relevant to the learner's process of expression and learning. Thus, in order to analyze the possible contributions of these technologies in mathematics education, a case study was conducted in a private school in the city of São Luís – MA, through semi-structured interviews with three teachers who teach in the 4th and 5th years of the Elementary and the application of questionnaires with the students of these classes to understand their perceptions regarding the use of ICDT in mathematics classes and to identify how the teaching of this discipline is planned by the teachers in order to characterize the technological resources explored by them in the teaching activities. The research results, it has been found that the proper use of technological resources fosters skills for building student knowledge and often makes learning for it more interesting. In addition, it has been observed that these resources can only bring benefits to the educational process if they are made available by the school properly and if the teacher uses them with well-designed criteria and objectivespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectSão Luís – MApt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.titleA educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o uso das TDIC como possibilidade pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeMathematical education in the early years of elementary school: the use of ICT as a pedagogical possibilitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Nadja Fonseca da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9850574903473891pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee2Sousa, Dolores Cristina-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar a Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como possibilidade pedagógica para dinamizar e potencializar a aprendizagem de conceitos matemáticos, visto a grande dificuldade que muitos estudantes enfrentam nesta disciplina. Como o contato com as tecnologias digitais já é algo comum para as crianças e adolescentes do século XXI e, em geral, eles gostam e se sentem confortáveis com tais recursos, esses meios tornam-se relevantes para o processo de expressão e aprendizagem do educando. Desse modo, com o intuito de analisar as contribuições dessas tecnologias na educação matemática, foi realizado um estudo de caso em uma escola particular na cidade de São Luís – MA, por meio de entrevistas semiestruturadas com três professores que lecionam no 4° e 5° anos do Ensino Fundamental e aplicação de questionários com os estudantes destas turmas para compreender suas percepções a respeito do uso das TDIC nas aulas de matemática e identificar como o ensino dessa disciplina é planejado pelos professores, de modo a caracterizar os recursos tecnológicos explorados por eles nas atividades de ensino. Como resultados da pesquisa, verificou-se que a utilização adequada dos recursos tecnológicos fomenta habilidades para construção do conhecimento do estudante e muitas vezes torna o aprendizado para ele mais interessante. Além disso, observouse que esses recursos só poderão trazer benefícios ao processo educacional se forem disponibilizados pela escola adequadamente e se o professor utilizá-los com critérios e objetivos bem planejadospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - RAYZA DAMASCENO EVANGELISTA MARTINS - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - CECEN UEMA 2019.pdfPDF A543.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.