Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5088
Título: Educação Ambiental e sustentabilidade escolar: um estudo sobre os impactos das ações sustentáveis na Unidade de Ensino Fundamental Nadir Abreu, no município de Bacabal - MA
Título(s) alternativo(s): Environmental Education and school sustainability: a study on the impacts of sustainable actions at the Nadir Abreu Elementary School, in the municipality of Bacabal - MA
Autor(es): Silva, Itaimara Carvalho da.
Orientador: Silva, Vilmar Martins da
Data do documento: 2025-02-02
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta pesquisa abordou o impacto das ações sustentáveis na Unidade de Ensino Fundamental Nadir Abreu no Município de Bacabal Maranhão. Portanto, foi abordado a importância do uso da pesquisa bibliográfica sendo base teórica, fazendo estudo do relacionamento da escola com o meio ambiente, sendo utilizado técnicas de levantamento de dados como questionário, entrevista, observação e coleta de dados. Por meio dos mesmos é possível identificar quais atitudes devem ser tomadas e implantadas na escola para promoção da educação ambiental e sustentabilidade e a formação de cidadãos conscientes e engajado na preservação do meio ambiente. O objetivo foi proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, acerca dos temas que envolvam meio ambiente e sustentabilidade, desenvolvendo a construção de ações para a proteção e o desenvolvimento sustentável. Os dados coletados permitiram observar que é necessário um maior investimento do tema Educação Ambiental e Sustentabilidade. O tema educação ambiental e sustentabilidade é de extrema importância, e é necessário ser trabalhado em sala de aula, principalmente nos dias atuais, onde o desequilíbrio ambiental está cada vez mais visível e há uma necessidade de ser cada vez mais debatido. Trabalhar isso na escola é algo que pode gerar uma mudança de comportamento em relação a como os alunos enxergam e se comportam diante da natureza, afinal, futuramente eles irão construir e gerir a sociedade, então, é necessário fazer com que eles tenham um pensamento visando o bem coletivo, assim como respeito, entendimento dos processos naturais e como isso afeta as suas vidas.
Resumo: This research addressed the impact of sustainable actions at the Nadir Abreu Elementary School Unit in the municipality of Bacabal, Maranhão. Therefore, the importance of using bibliographic research as a theoretical basis was addressed, studying the relationship between the school and the environment, using methods such as questionnaires, interviews, observation and data collection. Through these methods, it is possible to identify which attitudes should be taken and implemented at the school to promote environmental education and sustainability and the formation of conscious citizens engaged in the preservation of the environment. The objective was to provide knowledge and awareness to students in the 5th grade of Elementary School, about themes involving the environment and sustainability, developing the construction of actions for protection and sustainable development. The data collected made it possible to observe that greater investment in the theme Environmental Education and Sustainability is necessary. The theme environmental education and sustainability is extremely important, and it is necessary to be worked on in the classroom, especially today, where environmental imbalance is increasingly visible and there is a need for it to be increasingly debated. Working on this at school is something that can generate a positive change in behavior in relation to how students see and behave towards nature. After all, in the future they will build and manage society, so it is necessary to make them think towards the collective good, as well as respect and understanding of natural processes and how this affects their lives.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Sustentabilidade
Conscientização
Alunos
Ensino Fundamental
Bacabal
Meio Ambiente
Environmental Education
Sustainability
Awareness
Students
Elementary School
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ITAIMARA CARVALHO DA SILVA - PEDAGOGIA LICENCIATURA – CECEN CAMPUS BACABAL UEMA 2024.pdfPDF A999.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.