Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, José Nilton Correia dos-
dc.date.accessioned2025-06-26T19:18:31Z-
dc.date.available2025-06-26-
dc.date.available2025-06-26T19:18:31Z-
dc.date.issued2016-07-14-
dc.identifier.citationSANTOS, José Nilton Correia dos. Análise do perfil e percursos dos ciclistas empregados da construção civil na cidade de São Luís - MA. 2016. 110f. Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA, 2016. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5077pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5077-
dc.description.abstractPublic transportation in São Luís shows itself to be inefficient to meet all of it’s population. The consequence of this fact is the increase of the automotive fleet and, consequently, traffic jams across the city. An alternative to solve the problems of lack of mobility is creating new transportation alternatives. This work have the goal to present a bicycle system as an effective alternative to circumvent this situation. It is intended to perform with such research an analysis of transportation system in the city, focusing on construction employees. Suggest, based on the paths used as routs by construction workers, deployment locations of bike lanes in the city. The deployment of a bike lane must be analyzed taking into account several factors so the system will not be misused. There will be applied a qualitative research, throughout a structured questionnaire, including closed and open questions. The survey found that respondents know the advantages and disadvantages of this modal. They did identify themselves with this practice and, despite the problems in urban roads, they do not use the system of public transportation. Urban routes that are advantageous for the insertion of this modal are, theoretically, the ones that have major problems with urban mobility. The information obtained throughout this research contributed to the development of the Profile of the cyclist in São Luíspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectCicloviaspt_BR
dc.subjectBicicletapt_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.subjectBike lanespt_BR
dc.subjectBikept_BR
dc.titleAnálise do perfil e percursos dos ciclistas empregados da construção civil na cidade de São Luís - MApt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the profile and routes of cyclists employed in the construction industry in the city of São Luís - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2994069859084139pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Filho, João Aureliano de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6164898763379070pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Iêdo Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5026311420685610pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Clayton Carvalhedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9243181861482283pt_BR
dc.description.resumoO transporte público em São Luís se mostra ineficiente para atender toda a sua população. A consequência está no aumentando da frota automotiva e consequentemente nos congestionamentos pela cidade. Uma alternativa para solucionar os problemas da falta de mobilidade é a criação de novas alternativas de transporte. Este trabalho tem o objetivo de apresentar um sistema cicloviário como uma alternativa eficaz para contornar esta situação. Pretende-se realizar com tal pesquisa uma análise do sistema de transporte no município, tomando por base os empregados da construção civil. Sugerir, fundamentando-se nos trajetos utilizados pelos empregados da construção civil, locais para implantação de ciclovias na cidade. A implantação de uma ciclovia necessita ser analisada levando em consideração vários fatores para que não ocorra o desuso de tal sistema. Será realizada a aplicação de uma pesquisa qualitativa, através de questionário estruturado mistos, compreendendo perguntas fechadas e abertas. A pesquisa revelou que os entrevistados conhecem as vantagens e desvantagens deste modal. Utilizam por se identificarem com esta prática, apesar dos problemas nas vias urbanas não utilizam o sistema de transporte público. As vias urbanas que se mostram úteis para a inserção deste modal, são em tese, as que apresentam maiores problemas com mobilidade urbana. As informações obtidas através desta pesquisa contribuíram para a elaboração do Perfil do Ciclista em São Luíspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JOSÉ NILTON CORREIA DOS SANTOS MONOGRAFIA - BEL. ENG.CIVIL - UEMA 2016.pdfPDF A6.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.