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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5073
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Nagai, Lucas Kiyoshi Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-26T18:24:40Z | - |
dc.date.available | 2025-06-26 | - |
dc.date.available | 2025-06-26T18:24:40Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-26 | - |
dc.identifier.citation | NAGAI, Lucas Kiyoshi Pinheiro. Comparação entre métodos de dimensionamento de pavimento flexível empíricos e análise macanicista. 2017. 129f. Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5073 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5073 | - |
dc.description.abstract | This paper deals with comparisons between empirical methods of dimensioning and mechanistic analyses of flexible pavements. Two empirical methods are discussed, the DNIT method and the AASHTO method, and mechanistic analyses performed by two programs, ELSYM5 and SisPav. First, a brief theoretical basis on the pavement and its dimensioning is presented, and then the methods and programs are discussed. Next, guidelines for dimensioning by empirical methods and guidelines for using the programs to perform mechanistic analyses are presented. Finally, the guidelines for dimensioning and mechanistic analyses are used in simulations and in a real paving project situation for a discussion of results. Thus, the main characteristics of empirical methods and mechanistic analyses are highlighted, concluding that empirical methods are insufficient to predict the behavior of materials and the generation of pavement damage. Thus, it is necessary to use mechanistic analyses in order to obtain good pavement design and to contribute to the current situation of the country's highways. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Método do DNIT | pt_BR |
dc.subject | Método da AASHTO | pt_BR |
dc.subject | ELSYM5 | pt_BR |
dc.subject | SisPav | pt_BR |
dc.title | Comparação entre métodos de dimensionamento de pavimento flexível empíricos e análise mecanicista | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparison between empirical flexible pavement design methods and mechanistic analysis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9802763300383251 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sant'Ana, Walter Canales | - |
dc.contributor.advisor1ID | SANT'ANA, W. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4734142788506218 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coelho, Maria Teresinha de Medeiros | - |
dc.contributor.referee1ID | COELHO, M. T. M. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8582388231615664 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Anderson Nascimento | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata-se de comparações entre métodos empíricos de dimensionamento e análises mecanicistas de pavimentos flexíveis. São abordados dois métodos empíricos, o método do DNIT e o método da AASHTO, e análises mecanicistas realizadas por dois programas, o ELSYM5 e o SisPav. Primeiramente é apresentada uma breve fundamentação teórica sobre o pavimento e seu dimensionamento e então trata-se dos métodos e programas. Em seguida são apresentados roteiros para o dimensionamento pelos métodos empíricos e roteiros de utilização dos programas para realizar análises mecanicistas. Por fim, são utilizados os roteiros para dimensionamento e análises mecanicistas, em simulações e em uma situação real de projeto de pavimentação, para uma discussão de resultados. Dessa forma, destaca-se as principais características dos métodos empíricos e análises mecanicistas, concluindo-se que os métodos empíricos são insuficientes para prever o comportamento dos materiais e a geração de danos no pavimento. Assim, torna-se necessária a utilização das análises mecanicistas a fim de obter um bom dimensionamento de pavimentos e de contribuir para a atual situação das rodovias do país | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - LUCAS KIYOSHI PINHEIRO NAGAI TCC - BACHARELADO EM ENG.CIVIL - CCT UEMA 2017.pdf | PDF A | 4.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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