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dc.creatorNagai, Lucas Kiyoshi Pinheiro-
dc.date.accessioned2025-06-26T18:24:40Z-
dc.date.available2025-06-26-
dc.date.available2025-06-26T18:24:40Z-
dc.date.issued2017-06-26-
dc.identifier.citationNAGAI, Lucas Kiyoshi Pinheiro. Comparação entre métodos de dimensionamento de pavimento flexível empíricos e análise macanicista. 2017. 129f. Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5073pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5073-
dc.description.abstractThis paper deals with comparisons between empirical methods of dimensioning and mechanistic analyses of flexible pavements. Two empirical methods are discussed, the DNIT method and the AASHTO method, and mechanistic analyses performed by two programs, ELSYM5 and SisPav. First, a brief theoretical basis on the pavement and its dimensioning is presented, and then the methods and programs are discussed. Next, guidelines for dimensioning by empirical methods and guidelines for using the programs to perform mechanistic analyses are presented. Finally, the guidelines for dimensioning and mechanistic analyses are used in simulations and in a real paving project situation for a discussion of results. Thus, the main characteristics of empirical methods and mechanistic analyses are highlighted, concluding that empirical methods are insufficient to predict the behavior of materials and the generation of pavement damage. Thus, it is necessary to use mechanistic analyses in order to obtain good pavement design and to contribute to the current situation of the country's highways.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodo do DNITpt_BR
dc.subjectMétodo da AASHTOpt_BR
dc.subjectELSYM5pt_BR
dc.subjectSisPavpt_BR
dc.titleComparação entre métodos de dimensionamento de pavimento flexível empíricos e análise mecanicistapt_BR
dc.title.alternativeComparison between empirical flexible pavement design methods and mechanistic analysispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9802763300383251pt_BR
dc.contributor.advisor1Sant'Ana, Walter Canales-
dc.contributor.advisor1IDSANT'ANA, W. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4734142788506218pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Maria Teresinha de Medeiros-
dc.contributor.referee1IDCOELHO, M. T. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8582388231615664pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Anderson Nascimento-
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de comparações entre métodos empíricos de dimensionamento e análises mecanicistas de pavimentos flexíveis. São abordados dois métodos empíricos, o método do DNIT e o método da AASHTO, e análises mecanicistas realizadas por dois programas, o ELSYM5 e o SisPav. Primeiramente é apresentada uma breve fundamentação teórica sobre o pavimento e seu dimensionamento e então trata-se dos métodos e programas. Em seguida são apresentados roteiros para o dimensionamento pelos métodos empíricos e roteiros de utilização dos programas para realizar análises mecanicistas. Por fim, são utilizados os roteiros para dimensionamento e análises mecanicistas, em simulações e em uma situação real de projeto de pavimentação, para uma discussão de resultados. Dessa forma, destaca-se as principais características dos métodos empíricos e análises mecanicistas, concluindo-se que os métodos empíricos são insuficientes para prever o comportamento dos materiais e a geração de danos no pavimento. Assim, torna-se necessária a utilização das análises mecanicistas a fim de obter um bom dimensionamento de pavimentos e de contribuir para a atual situação das rodovias do paíspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
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