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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5064
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Maia, Hugo Leonardo Rolim | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-25T19:46:57Z | - |
dc.date.available | 2025-06-25 | - |
dc.date.available | 2025-06-25T19:46:57Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Hugo Leonardo Rolim. Dimensionamento Comparativo de Pavimentos Flexíveis Pelos Métodos do DNIT e do SISPAV, Com Verificação Pelo Programa ELSYM5. 2016. 96f. Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA - Brasil, 2016. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5064 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5064 | - |
dc.description.abstract | The goal of this study is to compare the design of flexible pavements under different levels of traffic and CBR in the subgrade of flexible pavements under different levels of traffic and CBR in the subgrade, for the empirical and mechanistic-empirical methods currently used in the market was used to this comparison. This project has step by step of the design of both methods and the summarized results of thicknesses obtained in Elsym5 software was used to measure the stresses on the final structures and to indicate the advantages and disadvantages of each method The official empirical method of DNIT (known as DNER before) considered the official method of Brazilian paving and the SisPav software, an empirical-mechanistic method, is considered the DNIT's successor method to design pavements. From the various traffic conditions and support were obtained several resulting structures, who’s the main efforts were useful to evaluate the eventual sub or oversizing. Therefore, after this study, is possible to confirm the need for a new method of design which considers the mechanistic theory and national experience | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | SisPav | pt_BR |
dc.subject | Elsym5 | pt_BR |
dc.subject | Método do DNIT | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos Flexíveis | pt_BR |
dc.subject | SisPav | pt_BR |
dc.subject | Elsym5 | pt_BR |
dc.subject | Flexible Pavements | pt_BR |
dc.subject | Method of DNIT | pt_BR |
dc.title | Dimensionamento Comparativo de Pavimentos Flexíveis Pelos Métodos do DNIT e do SISPAV, Com Verificação Pelo Programa ELSYM5 | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparative Sizing of Flexible Pavements Using DNIT and SISPAV Methods, Verified Using ELSYM5 Program | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9628794882892572 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sant’Ana, Walter Canales | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4734142788506218 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coelho, Maria Teresinha de Medeiros | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8582388231615664 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Duarte, Marivaldo Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2680950342696260 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo objetivou comparar o dimensionamento de pavimentos flexíveis sob diferentes níveis de tráfego e de suporte no subleito, por meio dos métodos empírico e mecanístico-empírico utilizados atualmente e a ser adotado respectivamente, pelo meio técnico nacional. Apresenta-se um passo a passo do roteiro de dimensionamento de ambos os métodos com um resumo dos resultados das espessuras obtidas, avaliando os esforços gerados nas estruturas resultantes por meio do programa Elsym5 e apontando as vantagens e desvantagens dos métodos apresentados. Utilizou-se o método empírico oficial do DNIT (extinto DNER), considerado o método oficial da pavimentação brasileira e o programa SisPav, método empírico-mecanístico, que é considerado o método sucessor para dimensionamento de pavimentos do DNIT. A partir das várias condições de tráfego e suporte foram obtidas várias estruturas resultantes, cujos esforços principais no interior das mesmas, serviram para avaliar o eventual sub ou superdimensionamento. Assim, por meio de todo o estudo realizado foi possível confirmar a necessidade de um novo método de dimensionamento que considere a teoria mecanística e a experiência nacional | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - HUGO LEONARDO ROLIM MAIA - BEL. ENG. CIVIL CCT UEMA 2016 | PDF A | 2.33 MB | Unknown | Visualizar/Abrir |
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