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dc.creatorCastro, Guilherme Barbosa de-
dc.date.accessioned2025-06-25T19:25:51Z-
dc.date.available2025-07-25-
dc.date.available2025-06-25T19:25:51Z-
dc.date.issued2016-07-11-
dc.identifier.citationCASTRO, Guilherme Barbosa de. Contribuição ao entendimento do uso do Geogauge H4140 em camadas granulares de pavimento. 2016. 88f. Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA - Brasil, 2016. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5063pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5063-
dc.description.abstractDespite the Brazilian roads situation has been improved over time, there are still perceptible shortcomings which can cause discomfort as well as accidents for the users. The reason for these problems on the Brazilian roads can be summarized by the lack of a mechanistic-empirical design method and a better compaction process quality control. The Brazilian design methods are still based on traditional CBR tests which does not reflect the real repeated moving load from the traffic. Considering the compaction process in the field, there are still traditional quality control tests based on density measures in situ such as the sand bottle. As the stiffness and resilient modulus are deformability parameters more variable and sensitives than density, the layer uniformity can be easily controlled and monitored during the compaction process besides they be key input parameters directly related to recent design methods. Thus, it becomes evident the need for faster, safer and more accurate devices so that it can be determined such parameters for the compaction quality control in the field. The main goal of this paper was to understand the use of a more current device well known as GeoGauge or Soil Stiffness Gauge (SSG) which provides the stiffness as well as the resilient modulus from a granular material in the field. It was observed a laboratory compaction of a granular soil by a manual roller into a sample-box developed for this research, aiming to collect and verify dada from the GeoGauge and the sand bottle during the compaction process evolution. It was verified that the Geogauge can be used as a soil situation verifier in terms of deformitypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompactaçãopt_BR
dc.subjectPavimentopt_BR
dc.subjectGeogaugept_BR
dc.subjectMódulo de resiliênciapt_BR
dc.subjectRodoviária brasileirapt_BR
dc.subjectDimensionamento mecanísticopt_BR
dc.subjectCompactionpt_BR
dc.subjectBrazilian bus stationpt_BR
dc.subjectFloorpt_BR
dc.subjectResilience modulept_BR
dc.subjectMechanistic sizingpt_BR
dc.titleContribuição ao entendimento do uso do Geogauge H4140 em camadas granulares de pavimentopt_BR
dc.title.alternativeContribution to the understanding of the use of Geogauge H4140 in granular pavement layerspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2931-273Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2600080738588481pt_BR
dc.contributor.advisor1Sant’Ana, Walter Canales-
dc.contributor.referee1Coelho , Maria Terezinha de Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8582388231615664pt_BR
dc.contributor.referee2Duarte , Marivaldo Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2680950342696260pt_BR
dc.description.resumoA situação rodoviária brasileira, apesar da melhora, ainda apresenta deficiências perceptíveis que podem causar o desconforto e até acidentes para o usuário. As causas para os problemas nos pavimentos brasileiros podem ser resumidas com a falta de um método de dimensionamento mecanístico e um maior controle de qualidade no processo de compactação em campo. Os métodos de dimensionamento no Brasil ainda são baseados no tradicional ensaio CBR, o qual não retrata a real solicitação das cargas móveis repetidas do tráfego. Com relação à compactação em campo, ainda hoje no Brasil os métodos de controle de compactação de camadas granulares do pavimento são baseados ainda na determinação de medidas de densidade in situ pelo ensaio tradicional do frasco de areia. Como a rigidez e módulo de resiliência do material são parâmetros de deformabilidade mais variáveis e sensíveis do que a densidade, a uniformidade da camada pode ser facilmente controlada e monitorada durante o processo de compactação em campo, além de serem parâmetros relacionados diretamente aos métodos modernos de dimensionamento. Assim, fica evidente a necessidade de equipamentos mais rápidos, seguros e precisos a fim de se determinar tais parâmetros para o controle de qualidade de compactação em campo. Este trabalho objetivou entender o uso de um equipamento mais moderno, o GeoGauge ou Soil Stiffness Gauge (SSG), que fornece tanto a rigidez quando o módulo de resiliência do material em campo. Foram acompanhadas compactações em laboratório, por meio de compactador e caixa-molde, desenvolvidos para o trabalho, visando a captar com o Geogauge e os equipamentos tradicionais de verificação de densidade do solo, a evolução da compactação. Verifica-se que o GeoGauge pode ser usado como verificador das condições do solo em termos de deformabilidade e, consequentemente, de densidadept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis - UEMANETpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
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