Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssunção, Dudman Pestena Garcês-
dc.date.accessioned2025-06-24T15:00:00Z-
dc.date.available2025-06-23-
dc.date.available2025-06-24T15:00:00Z-
dc.date.issued2024-08-21-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Dudman Pestana Garcês. Empoderamento feminino no filme Tieta do Agreste. 2024. 54f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5047pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5047-
dc.description.abstractThe film Tieta do Agreste, from 1996, produced by Cacá Diegues with a script by João Ubaldo Ribeiro and Antônio Calmon, is based on the literary work of the same name by Jorge Amado (1977). The cinematographic narrative tells the story of an 18-year-old girl who lives her sexual adventures “without the slightest shame” in a city in the interior of Bahia in the 1970s, called Santana do Agreste. Antonieta, better known as Tieta, arouses the interest of men in the region and has sexual relations with several of them. For this behavior considered libertine, Tieta ends up being expelled from her hometown, having to prostitute herself in the cities surrounding Bahia until arriving in São Paulo, where she becomes a “luxury pimp” and earns a fortune. After 25 years, he returns to his place of origin and realizes that nothing has changed, thus promoting the modernization of the village, bringing electric light, attracting the greed of the inhabitants there and his family, including his sister Perpétua. The cinematographic work, following the script of the literary work that inspired it, proposes a discussion about how a woman free from social constraints can, in some way, change the rural daily life of an area dominated by machismo and patriarchalism, giving voice and presence. feminine. The history of Tieta do Agreste is marked by patriarchal relations and gender inequalities. For this reason, this work seeks to discuss how female empowerment was represented in the film Tieta do Agreste, according to the characteristic model of Cinema de Retomada, examining the filmic writing in 1990 of a literary work from the 1970s, in order to understand the diffusion of this narrative through cinema and the impact on Brazilian society in the nineties, by addressing topics considered taboo, such as incest and prostitution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTieta do Agrestept_BR
dc.subjectCacá Dieguespt_BR
dc.subjectJoão Ubaldo Ribeiropt_BR
dc.subjectAntônio Calmonpt_BR
dc.subjectObra Literária - Jorge Amadopt_BR
dc.subjectBahia - Interior baianopt_BR
dc.subjectSantana do Agrestept_BR
dc.subjectEmpoderamento femininopt_BR
dc.subjectCinema de retomadapt_BR
dc.subjectLiberdade Sexualpt_BR
dc.titleEmpoderamento feminino no filme Tieta do Agrestept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Abrantes, Elizabeth Sousa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4087-0057pt_BR
dc.contributor.advisor1IDABRANTES, E. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7559467621216584pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Elisângela Coelho-
dc.contributor.referee2Mateus, Natasha Nickolly Alhadef Sampaio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9634-665Xpt_BR
dc.contributor.referee2IDMATEUS, N. N. A. Spt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2222722800681992pt_BR
dc.description.resumoO filme Tieta do Agreste, de 1996, produzido por Cacá Diegues com roteiro de João Ubaldo Ribeiro e Antônio Calmon, é baseado na obra literária homônima de Jorge Amado (1977). A narrativa cinematográfica conta a história de uma menina de 18 anos que vive as suas aventuras sexuais “sem um menor pudor” em uma cidade do interior baiano da década de 1970, chamada de Santana do Agreste. Antonieta, mais conhecida como Tieta, desperta o interesse dos homens da região e tem relações sexuais com vários deles. Por esse comportamento considerado libertino, Tieta acaba sendo expulsa de sua cidade natal, passando a ter que se prostituir nas cidades dos arredores baianos até chegar em São Paulo, onde se torna uma “cafetina de luxo” e conquista fortuna. Depois de 25 anos volta para o seu local de origem e percebe que nada mudou, com isso promove a modernização do vilarejo trazendo luz elétrica atraindo a cobiça dos habitantes de lá e de sua família inclusive de sua irmã Perpétua. A obra cinematográfica, seguindo o roteiro da obra literária que a inspirou, propõe a discussão sobre como uma mulher livre das amarras sociais pode, de alguma forma, alterar o cotidiano rural de uma área dominada pelo machismo e patriarcalismo, dando voz e vez a presença feminina. A história de Tieta do Agreste é marcada pelas relações patriarcais e desigualdades de gênero. Por esse motivo, esse trabalho busca discutir como o empoderamento feminino foi representado no filme Tieta do Agreste, de acordo com o modelo característico do Cinema de Retomada, examinando a escrita fílmica em 1990 de uma obra literária da década de 1970, afim de compreender a difusão dessa narrativa por meio do cinema e o impacto na sociedade brasileira dos anos noventa, ao abordar temas considerados tabus, como o incesto e a prostituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqHistória Regional do Brasilpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - DUDMAN PESTANA GARCÊS ASSUNÇÃO.pdfPDF A492.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.