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dc.creatorSilva, George Augusto Pereira-
dc.date.accessioned2025-06-17T18:38:54Z-
dc.date.available2025-06-17-
dc.date.available2025-06-17T18:38:54Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.identifier.citationSILVA, George Augusto Pereira. Estudo sobre a utilização de dope em misturas asfálticas tipo Cauq no maranhão. 2017. 97 f. Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA - Brasil, 2017. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5034pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5034-
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate the use of DOPE as an additive in CAUQ type asphalt mixtures on roads in the state of Maranhão, which has used aggregates with unsatisfactory adhesiveness, questioning the reliability of the coatings executed. Initially, we sought to base the study through a bibliographical survey on the different aspects of pavement, types and classification of pavements, asphalt and aggregates. Laboratory tests were then carried out to characterize and classify the materials using widely recognized standards and test methods. The materials used in this study come from local companies engaged in road paving services. Test bodies with different binder contents were made in order to determine the optimum design binder content, further blends were then made using the optimum binder content with and without addition of DOPE and then subjected to assay mixtures tensile strength by diametrical compression, Cântabro test and induced moisture damage test. All the results were compared to the requirements of the cited standards. In this way it was concluded that the use of DOPE is a solution required to asphalt mixtures produced with aggregates with low adhesiveness to the binder, mainly improving its tensile strengthpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdesividadept_BR
dc.subjectDOPEpt_BR
dc.subjectMelhorador de adesividadept_BR
dc.subjectMistura asfálticapt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectPavimento Rodoviáriopt_BR
dc.subjectAdhesivenesspt_BR
dc.subjectPavingpt_BR
dc.subjectAdhesion enhancerpt_BR
dc.subjectRoad Pavementpt_BR
dc.subjectAsphalt mixpt_BR
dc.titleEstudo sobre a utilização de dope em misturas asfálticas tipo Cauq no maranhãopt_BR
dc.title.alternativeStudy on the use of dope in Cauq-type asphalt mixtures in Maranhãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8153701501966495pt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Maria Teresinha de Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8582388231615664pt_BR
dc.contributor.referee1Sant`s Ana , Walter Canales-
dc.contributor.referee2Silva , Anderson Nascimento-
dc.description.resumoEste estudo objetivou avaliar a utilização do DOPE como aditivo em misturas asfálticas tipo CAUQ em estradas do estado do Maranhão, que tem utilizado agregados com adesividade insatisfatória, colocando em dúvida a confiabilidade dos revestimentos executados. Inicialmente buscou-se embasar o estudo através de um levantamento bibliográfico referente aos diversos aspectos sobre a pavimentação, tipos e classificação dos pavimentos, asfalto e agregados. Em seguida foram realizados ensaios laboratoriais para fazer a caracterização e classificação dos materiais, utilizando normas e métodos de ensaios amplamente reconhecidos. Os materiais utilizados nesse estudo são procedentes de empresas locais atuantes em serviços de pavimentação rodoviária. Foram confeccionados corpos de prova com diferentes teores de ligante a fim de se determinar o teor ótimo de ligante de projeto, posteriormente foram feitas novas misturas utilizando o teor ótimo de ligante com e sem adição de DOPE e em seguida submeteu-se tais misturas a ensaio de resistência à tração por compressão diametral, ensaio Cântabro e ensaio de dano por umidade induzida. Todos os resultados foram comparados as exigências das normas citadas. Dessa forma concluiu-se que a utilização de DOPE é uma solução necessária a misturas asfálticas produzidas com agregados com baixa adesividade ao ligante, melhorando, principalmente, sua resistência a traçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
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