Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5023
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Paz, Tainara Elis Serra | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T17:29:30Z | - |
dc.date.available | 2025-06-16 | - |
dc.date.available | 2025-06-16T17:29:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
dc.identifier.citation | PAZ, Tainara Elis Serra. Pandemia e ensino de História: uma experiência de ensino remoto emergencial a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em São Luís-MA. 2024.78f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5023 | - |
dc.description.abstract | This study aims to analyze my experience as a scholar for the Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) [Institutional Teaching Initiation Programme], between 2021 and 2022, within an exceptional context of isolation caused by the covid-19 pandemic during this period. In order to understand the developments that Ensino Remoto Emergencial (ERE) [Emergency Remote Teaching] has brought to local schools in São Luis (MA), I aimed to discuss educational regulations, focusing on how they refer to technological resources and how it can apply to History teaching. I also analyzed the teaching and learning practices of the UEB Drª Maria Alice Coutinho school as a class observer and during the application of the project on the kingdom of Kush, questioning the ERE and its limiting technological resources. In order to achieve these objectives, I looked after to find theoretical references that would relate to the topic, including the BNNC, the LDB, and researches on the difficulties young people have in accessing the internet and mobile phones, as well as scientific articles on social isolation, education through digital resources, history teaching and the pandemic. Based on these guidelines, we can see that municipal education in the capital of Maranhão has been greatly damaged by the abrupt and unprepared way that remote teaching was implemented, despite being a resource established within the educational laws, but without any reference for its implementation, which was challenging and interesting to observe as a scholarship holder. Despite having taken part in the programme at a difficult time for the whole world, PIBID was the gateway to an incredible and thought-provoking experience for me to understand myself as a professional in the field of education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID | pt_BR |
dc.subject | Bolsa de inicação | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial - Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Escolas municipais - São Luís | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | UBE Drª Maria Alice Coutinho | pt_BR |
dc.subject | Recursos Digitais | pt_BR |
dc.subject | Reino de Kush | pt_BR |
dc.title | Pandemia e ensino de História: uma experiência de ensino remoto emergencial a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em São Luís-MA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | PAZ, T. E. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0364332943906244 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cirino, Raissa Gabrielle Vieira | - |
dc.contributor.advisor1ID | CIRINO, R. G. V. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9924974769240080 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Sandra Regina Rodrigues dos | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-9590-8334 | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | SANTOS, S. R. R. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6057206547897855 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Messias, Bianca Trindade | - |
dc.contributor.referee2ID | MESSIAS, B. T. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2097276648664823 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca analisar a minha experiência enquanto bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), entre os anos de 2021 e 2022, dentro de um contexto excepcional de isolamento causado pela pandemia de covid-19 neste período. Para entender os desdobramentos que o Ensino Remoto Emergencial (ERE) trouxe para as escolas municipais de São Luis (MA), busquei discutir as regulamentações educacionais, com foco em como elas se referenciam sobre os recursos tecnológicos e como ele pode se aplicar ao ensino de História. Analisei também as práticas de ensino e aprendizagem da escola UEB Drª Maria Alice Coutinho enquanto observadora das aulas e durante a aplicação do projeto sobre o reino de Kush, problematizando o ERE e seus limitantes recursos tecnológicos. Para alcançar tais objetivos, busquei referenciais teóricos que conversassem com o tema, entre eles estão BNNC, LDB, pesquisas sobre as dificuldades de acesso de jovens a internet e celular e artigos científicos sobre isolamento social, educação por meio de recursos digitais, ensino de História e pandemia. Apesar de ter participado do programa em um momento difícil para todo o mundo, o PIBID foi a porta de entrada para uma experiência incrível e provocadora para que eu me entendesse enquanto futura profissional da área da educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História de Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História Regional do Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - TAINARA ELIS SERRA PAZ.pdf | PDF A | 1.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.