Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaz, Tainara Elis Serra-
dc.date.accessioned2025-06-16T17:29:30Z-
dc.date.available2025-06-16-
dc.date.available2025-06-16T17:29:30Z-
dc.date.issued2024-01-29-
dc.identifier.citationPAZ, Tainara Elis Serra. Pandemia e ensino de História: uma experiência de ensino remoto emergencial a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em São Luís-MA. 2024.78f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5023-
dc.description.abstractThis study aims to analyze my experience as a scholar for the Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) [Institutional Teaching Initiation Programme], between 2021 and 2022, within an exceptional context of isolation caused by the covid-19 pandemic during this period. In order to understand the developments that Ensino Remoto Emergencial (ERE) [Emergency Remote Teaching] has brought to local schools in São Luis (MA), I aimed to discuss educational regulations, focusing on how they refer to technological resources and how it can apply to History teaching. I also analyzed the teaching and learning practices of the UEB Drª Maria Alice Coutinho school as a class observer and during the application of the project on the kingdom of Kush, questioning the ERE and its limiting technological resources. In order to achieve these objectives, I looked after to find theoretical references that would relate to the topic, including the BNNC, the LDB, and researches on the difficulties young people have in accessing the internet and mobile phones, as well as scientific articles on social isolation, education through digital resources, history teaching and the pandemic. Based on these guidelines, we can see that municipal education in the capital of Maranhão has been greatly damaged by the abrupt and unprepared way that remote teaching was implemented, despite being a resource established within the educational laws, but without any reference for its implementation, which was challenging and interesting to observe as a scholarship holder. Despite having taken part in the programme at a difficult time for the whole world, PIBID was the gateway to an incredible and thought-provoking experience for me to understand myself as a professional in the field of education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Iniciação à Docência - PIBIDpt_BR
dc.subjectBolsa de inicaçãopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial - Pandemiapt_BR
dc.subjectEscolas municipais - São Luíspt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectUBE Drª Maria Alice Coutinhopt_BR
dc.subjectRecursos Digitaispt_BR
dc.subjectReino de Kushpt_BR
dc.titlePandemia e ensino de História: uma experiência de ensino remoto emergencial a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em São Luís-MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDPAZ, T. E. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0364332943906244pt_BR
dc.contributor.advisor1Cirino, Raissa Gabrielle Vieira-
dc.contributor.advisor1IDCIRINO, R. G. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9924974769240080pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9590-8334pt_BR
dc.contributor.referee1IDSANTOS, S. R. R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855pt_BR
dc.contributor.referee2Messias, Bianca Trindade-
dc.contributor.referee2IDMESSIAS, B. T.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2097276648664823pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar a minha experiência enquanto bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), entre os anos de 2021 e 2022, dentro de um contexto excepcional de isolamento causado pela pandemia de covid-19 neste período. Para entender os desdobramentos que o Ensino Remoto Emergencial (ERE) trouxe para as escolas municipais de São Luis (MA), busquei discutir as regulamentações educacionais, com foco em como elas se referenciam sobre os recursos tecnológicos e como ele pode se aplicar ao ensino de História. Analisei também as práticas de ensino e aprendizagem da escola UEB Drª Maria Alice Coutinho enquanto observadora das aulas e durante a aplicação do projeto sobre o reino de Kush, problematizando o ERE e seus limitantes recursos tecnológicos. Para alcançar tais objetivos, busquei referenciais teóricos que conversassem com o tema, entre eles estão BNNC, LDB, pesquisas sobre as dificuldades de acesso de jovens a internet e celular e artigos científicos sobre isolamento social, educação por meio de recursos digitais, ensino de História e pandemia. Apesar de ter participado do programa em um momento difícil para todo o mundo, o PIBID foi a porta de entrada para uma experiência incrível e provocadora para que eu me entendesse enquanto futura profissional da área da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória de Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqHistória Regional do Brasilpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - TAINARA ELIS SERRA PAZ.pdfPDF A1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.