Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5022
Título: História, cinema e questão agrária: O conflito do povoado Aldeia (1985-1988) à luz do documentário Em Busca do Bem Viver e sua aplicação em sala de aula.
Autor(es): Soares, Welliton Fernando Pereira
Orientador: Ferreira, Márcia Milena Galdez
Membro da Banca: Bernat, Issac Giribet
Membro da Banca: Araújo, Raimundo Inácio Souza
Data do documento: 2024-02-08
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar os casos de conflitos de terra envolvendo camponeses e fazendeiros, notadamente, as disputas no município de Bacabal, em especial, o ocorrido no povoado Aldeia (1985-1988), a partir da obra fílmica Em busca do Bem Viver, do cineasta maranhense Murilo Santos. Para além de esboçar a questão agrária nacional e maranhense, procura-se debater as possibilidades de utilização do audiovisual no ensino de História. Refletir sobre a relação entre História e Cinema implica afirmar que nem sempre as obras cinematográficas tiveram status de documento histórico. Somente a partir da operação historiográfica realizada por Marc Ferro, o cinema passou a ser visto enquanto fonte de pesquisa. Ademais, a produção em questão parte da 12ª Romaria Estadual das Águas e das Terras, realizada na cidade Chapadinha -MA, 2015, para fazer um balanço dos principais casos de (des)encontro de temporalidades distintas que colocam sobre espectros opostos indígenas, camponeses, quilombolas, ribeirinhos, quebradeiras de coco etc. contra fazendeiros, grileiros e empresários de megaempreendimentos. Para o empreendimento da pesquisa, associamos a leitura e a discussão bibliográfica a respeito da relação História e Cinema, assim como sobre questões agrárias e seus desdobramentos. Além disso, realizamos análises dos dados fornecidos pelos cadernos de Conflitos no Campo, produzidos pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), bem como notícias dos principais jornais maranhenses.
Resumo: The present research aims to analyze the cases of land conflicts involving peasants and farmers, notably, the disputes in the municipality of Bacabal, in particular, the one that occurred in the village of Aldeia (1985-1988), from the filmic work Em busca do Bem Viver, by the filmmaker Murilo Santos. In addition to outlining the national and Maranhão agrarian question, it seeks to discuss the possibilities of using audiovisual in the teaching of History. Reflecting on the relationship between History and Cinema implies affirming that cinematographic works have not always had the status of historical document. It was only after the historiographical operation carried out by Marc Ferro that cinema began to be seen as a source of research. In addition, the production in question is based on the 12th State Pilgrimage of Waters and Lands, held in the city of Chapadinha -MA, 2015, to take stock of the main cases of (mis)encounter of distinct temporalities that place on opposite spectrums indigenous, peasants, quilombolas, riverside dwellers, coconut breakers, etc., against farmers, land grabbers and entrepreneurs of mega-enterprises. For the undertaking of the research, we associated the reading and bibliographic discussion about the relationship between History and Cinema, as well as about agrarian issues and their developments. In addition, we analyzed the data provided by the Conflicts in the Countryside sections, produced by the Pastoral Land Commission (CPT), as well as news from the main newspapers in Maranhão.
Palavras-chave: Conflitos de terra
Camponeses
Fazendeiros
Bacabal
Povoado Aldeia
Em busca do Bem Viver
Cinema - Maranhão
Land conflicts
Peasants
Farmers
Bacabal
Village Aldeia
In search of Good Living
Movie Theater - Maranhao
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - WELLITON FERNANDO PEREIRA SOARES.pdfPDF A1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.