Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5010
Título: Discalculia: como identificar e trabalhar com os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Dyscalculia: how to identify and work with students in the early years of elementary school
Autor(es): Costa, Francisco Aronilson Pinto
Orientador: Silva, Gioconda Soares de Araújo
Membro da Banca: Silva, Gioconda Soares de Araújo
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este estudo teve como objetivo apoiar o professor dos anos iniciais do ensino fundamental a detectar estudantes com discalculia e apresentar atividades que ajudam a melhorar a aprendizagem. E focou na temática Discalculia: como identificar e trabalhar com os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, com menções às alternativas de adoção de estratégias para melhoria do ensino e aprendizagem com vista essa relação de impecílios. Desse modo, destaque no que representa na vida educacional, pessoal e profissional dos indivíduos a matemática, o que cabe abordar dos tipos de dificuldades que são comuns nos dias atuais, onde as crianças apresentam um impedimento cognitivo para aprender matemática. Ou seja, algo que pode ser relacionado a discalculia, como sendo um transtorno de aprendizagem que afeta principalmente crianças pequenas dos anos iniciais em que essa criança tem dificuldades em refletir a pensar e compreender assuntos relacionados com os números. Desse modo, buscou responder ao seguinte questionamento como pergunta problema da pesquisa: o que fazer para que os professores e as instituições escolares acompanhem de forma eficaz o desenvolvimento cognitivo dos seus alunos dos anos iniciais? Essa revisão bibliográfica, descritiva e de natureza qualitativa, apoiou-se em diversos estudos, tendo como base a Base Nacional Comum Curricular (2017), De Albuquerque Junior et al. (2020), Matos e Santos (2021), Alves (2021), entre outros, em que se fundamenta em documentos, leis vigentes e obras literárias aceitas pela comunidade científica. E constata que a discalculia deve ser de imediato diagnosticada e trabalhada, no que tange a esta etapa de ensino fundamental cabe bem afirmar que se trata de uma fase relevante no quesito preparatória para as demais etapas educacionais, logo entende-se que a pesquisa se faz um registro fundamentado e relevante a serviço da comunidade científica como fonte de consulta numa perspectiva de melhoria do ensino e aprendizagem de matemática em meio ao cenário de contraste com as dificuldades nessa área. Em que centra-se como potencial solução a qualificação docente para tal iniciativa.
Resumo: This study aimed to support teachers in the early years of elementary school to detect students with dyscalculia and present activities that help to improve learning. And it focused on the Dyscalculia theme: how to identify and work with students in the early years of elementary school, with mentions of alternatives for adopting strategies to improve teaching and learning in view of this relationship of impediments. In this way, highlighting what Mathematics represents in the educational, personal and professional life of individuals, which should address the types of difficulties that are common today, where children have a cognitive impediment to learning Mathematics. That is, something that can be related to dyscalculia, as a learning disorder that mainly affects young children in the early years in which these children have difficulties in reflecting, thinking and understanding matters related to numbers. In this way, it sought to answer the following question as a research problem: what to do for teachers and school institutions to effectively monitor the cognitive development of their students in the early years? This descriptive and qualitative bibliographic review was based on several studies, based on the National Common Curricular Base (2017), De Albuquerque Junior et al. (2020), Matos e Santos (2021), Alves (2021), among others, on which it is based on documents, current laws and literary works accepted by the scientific community. And it notes that dyscalculia must be immediately diagnosed and worked on, with regard to this stage of fundamental education, it is good to say that it is a relevant phase in the preparatory aspect for the other educational stages, so it is understood that the research is done a reasoned and relevant record at the service of the scientific community as a source of consultation in a perspective of improving the teaching and learning of mathematics in the midst of a scenario of contrast with the difficulties in this area. In which teacher qualification for such an initiative is centered as a potential solution.
Palavras-chave: Discalculia
Estudantes
Anos iniciais
Ensino fundamental
Professores
Dyscalculia
Students
Early years
Elementary School
Teachers
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FRANCISCO ARONILSON PINTO COSTA - MATEMÁTICA LICENCIATURA CECEN CAMPUS BACABAL UEMA 2023.pdfPDF A281.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.