Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5005
Título: Avaliação da aprendizagem escolar nos anos iniciais em uma escola pública de São Luís – MA: dilemas e perspectivas
Título(s) alternativo(s): Assessment of school learning in the early years in a public school in São Luís – MA: dilemmas and perspectives
Autor(es): Sousa, Florisnoldo Carvalho de
Orientador: Albuquerque, Severino Vilar de
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão, resulta de pesquisa cujo objetivo de analisar como se realiza a avaliação da aprendizagem em uma escola pertencente ao sistema público de ensino de São Luís/MA. Adotou a concepção de avaliação numa perspectiva diagnóstica, contínua e formativa, compreendendo que a avaliação da aprendizagem envolve concepções e práticas inscritas numa cultura organizacional, instituída no âmbito em que sujeitos materializam suas práticas, com visibilidade para os impactos ocasionados na aprendizagem dos alunos e no trabalho dos professores. Para apreender o fenômeno o estudo apoiou-se em Saul (1995; 2015); Hoffmann (2003; 2008; 2009); Luckesi (2002); Goring (1981); Jorba e Sanmarti (2003); Freire (1986), entre outros. A pesquisa enquadra-se na abordagem qualitativa e adotou procedimentos de investigação: análise documental, entrevistas e observação, utilizando instrumentos que possibilitaram a coleta dos dados no campo empírico, com vistas a responder a seguinte questão: como se realiza a avaliação da aprendizagem no sistema público de ensino de São Luís? A pesquisa permitiu compreender que a avaliação da aprendizagem escolar realizada no sistema público do ensino de São Luís, levando em conta o que assinala as bibliografias estudadas, consiste-se em efetivar-se com a intenção de que o aluno saiba ler e escrever para dar respostas às avaliações de larga escola, nos moldes da Provinha Brasil, na Prova Brasil, com vistas à elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em sentido convergente, não foi possível identificar no processo de avaliação no âmbito do processo ensino-aprendizagem, durante o período de observação em salas de aula, instrumentos que apontassem para uma avaliação diagnóstica focada em levantar os pontos fracos e fortes do aluno nas áreas de conhecimento, para uma tomada de decisão quanto à organização do trabalho pedagógico e ao processo ensino-aprendizagem que leve em conta às reais necessidades de aprendizagem dos educandos. Por fim, o achado mais relevante da pesquisa foi à constatação de que, embora os professores da escola pesquisada entendam, em sua maioria, que a avaliação deve levar em conta todos os condicionantes do processo educativo, assume uma condição passiva, qual seja a de levar em conta somente os descritores de avaliação determinados pela avaliação de larga escala nos moldes do Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís (SIMAE) e do IDEB, praticados pelo Sistema público municipal de ensino de São Luís
Resumo: The present work presented to the Pedagogy Course of the State University of Maranhão, results from research whose objective of analyzing how the evaluation of learning is performed in a school belonging to the public education system of São Luís/MA. It adopted the conception of evaluation from a diagnostic, continuous and formative perspective, understanding that the evaluation of learning involves conceptions and practices enrolled in an organizational culture, established in the context where subjects materialize their practices, with visibility to the impacts caused on the learning of students and on the work of teachers. To apprehend the phenomenon the study was based on Saul (1995; 2015); Hoffmann (2003; 2008; 2009); Luckesi (2002); Goring (1981); Jorba and Sanmarti (2003); Freire (1986), among others. The research is part of the qualitative approach and adopted research procedures: documentary analysis, interviews and observation, using instruments that enabled data collection in the empirical field, with a view to answering the following question: how is the evaluation of learning in the public education system of São Luís? The research allowed us to understand that the evaluation of school learning performed in the public education system of São Luís, taking into account what indicates the bibliographies studied, consists of being effective with the intention that the student can read and write to give answers to the evaluations of large school, along the lines of Provinha Brasil, in Prova Brasil, with a view to increasing the Basic Education Development Index (IDEB). In a convergent sense, it was not possible to identify in the evaluation process within the teaching-learning process, during the observation period in classrooms, instruments that pointed to a diagnostic evaluation focused on raising the student's weaknesses and strengths in the areas of knowledge, decision-making regarding the organization of pedagogical work and the teaching-learning process that takes into account the real learning needs of students. Finally, the most relevant finding of the research was to the finding that, although the teachers of the researched school understand, for the most part, that the evaluation should take into account all the conditions of the educational process, assumes a passive condition, which is to take into account only the evaluation descriptors determined by the large-scale evaluation along the lines of the Municipal Educational Assessment System of São Luís (SIMAE) and the IDEB, practiced by the municipal public education system of São Luís
Palavras-chave: Prova Brasil
IDEB
Educação escolar
Avalição da aprendizagem
Brazil Test
School education
Evaluation of learning
IDEB
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FLORISNOLDO CARVALHO DE SOUSA - LICENCITURA EM PEDAGOGIA - CECEN UEMA 2019.pdfPDF A481.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.