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Título: Estudo sobre a utilização do agregado seixo britado em misturas asfálticas do tipo CAUQ no Maranhão
Título(s) alternativo(s): Study on the use of crushed gravel aggregate in CAUQ-type asphalt mixtures in Maranhão
Autor(es): Cunha, Hugo Leonardo Barros
Orientador: Coelho, Maria Teresinha de Medeiros
Membro da Banca: Sant’Ana, Walter Canales
Membro da Banca: Azevedo, Waldimar Ferreira
Data do documento: 2016-12-12
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo fazer o estudo das propriedades físicas e mecânicas do seixo britado visando a aplicabilidade desse material em misturas asfálticas do tipo CAUQ, que poderão servir como camada de rolamento em estradas do estado do Maranhão. Inicialmente buscou-se embasar o estudo através de um levantamento bibliográfico referente aos diversos aspectos sobre a pavimentação, tipos e classificação dos pavimentos, asfalto e agregados. Num segundo momento foram realizados ensaios laboratoriais para fazer a caracterização do seixo britado e demais materiais, utilizando normas e métodos de ensaios amplamente reconhecidos, além de estudar os parâmetros volumétricos e mecânicos das misturas asfálticas que utilizaram o seixo como agregado. Os resultados apresentados mostram que o agregado de seixo britado foram satisfatórios para uso em pavimentação, com exceção da adesividade e da absorção. Foram confeccionados corpos de prova com diferentes teores de ligante a fim de se fazer o estudo de parâmetros volumétricos e mecânicos, após a análise desses parâmetros foram feitas novas misturas utilizando o teor ótimo de ligante e em seguida submeteuse tais misturas a ensaio de resistência à tração por compressão diametral. Todos os resultados foram comparados as exigências das normas citadas, e finalmente fez-se a comparação das misturas asfálticas com seixo a misturas asfálticas analisadas no estudo de Nascimento (2015), que usou agregados de origem basáltica e granítica. Dessa forma concluiu-se que as misturas asfálticas com seixo britado apesar de não satisfazerem as exigências das normas citadas podem ser utilizadas desde que usando teores de ligante entre 6,5% e 7% . As misturas asfálticas com seixo britado quando comparadas às misturas com agregados basálticos e graníticos mostraram menor estabilidade e menor resistência à tração por compressão diametral
Resumo: The following work has as main objective to study the physical and mechanical properties of the crushed pebbles for the applicability of this material in asphalt mixtures of type CAUQ, which can serve as a rolling layer on roads in the state of Maranhão. Initially, the study was based on a bibliographical survey on the different aspects about paving, types and classification of pavement, asphalt and aggregates. Laboratory tests were then carried out to characterize the crushed pebble and other materials using widely recognized standards and test methods, besides studying the volumetric and mechanical parameters of the asphalt mixtures that used the pebble as aggregate. The results show that aggregate of crushed pebble were satisfactory for use in paving, with the exception of adhesiveness and absorption. Test specimens with different binder contents were made in order to study the volumetric and mechanical parameters, after the analysis, new asphalt mixtures were made using ideal binder content, and then subjected to a diametral compression tensile strength test. All the results were compared to the requirements of the cited standards, and finally the asphalt mixtures with pebbles were compared to the asphalt mixtures analyzed in Nascimento's study (2015) which used basaltic and granitic aggregates. Thus, it was concluded that asphalt mixtures with crushed pebbles, although not complying with the requirements of the cited standards, can be used provided that using binder contents between 6.5% and 7%. Asphalt mixtures with crushed pebbles compared to mixtures with basaltic and granitic aggregates showed lower stability and lower diametral compression tensile strength
Palavras-chave: Parâmetros volumétricos
Pavimentação
Seixo
Agregado
Mistura asfáltica
Asfalto
Revestimento
Dosagem Marshall
Volumetric parameters
Paving
Asphalt Mixture
Pebbles
Aggregate
Asphalt
Coating
Marshall Method
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

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