Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5000
Título: Bandeiras Verdes: horizonte de expectativa, cinema e educação
Autor(es): Paiva, Pamella Ferreira
Orientador: Ferreira, Márcia Milena Galdez
Membro da Banca: Bernat, Issac Giribet
Membro da Banca: Araújo, Raimundo Inácio Souza
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente monografia busca analisar a representação dos processos migratórios de homens residentes nos “centros” da região do Vale do Rio Carú, na região da Amazônia maranhense, entre o início de 1979 até meados do ano 1986, registrados pelo cineasta Murilo Santos ao longo de todos esses anos. Além disso, busca-se examinar a reação desses camponeses às transformações agrárias ocorridas nesse período, bem como os conflitos por terra que ocorreram no campo maranhense. Durante sua estadia, esses camponeses enfrentam sujeições e infortúnios devido ao avanço de projeto, em nome do progresso econômico. As migrações internas ocorriam e os posseiros adentravam as regiões de mata virgem, onde desenvolviam seus plantios e interagiam com o comércio local, graças a essas produções. O filme selecionado para análise é “Bandeiras Verdes” (1988), um curta-metragem que aborda as lutas camponesas envolvendo os principais interlocutores do cineasta Murilo Santos: Domingos Bala e Dona Rosa. Ao narrarem suas histórias diante da câmera, eles transformam-nas em pequenos retratos da vida do campesinato maranhense, representando o contexto e constituindo-se como um registro da época. Optou-se pelo uso da fonte audiovisual, uma vez que ela oferece amplas possibilidades de estudo e reflexão. O cinema pode ser utilizado tanto como fonte para a pesquisa histórica quanto como objeto de análise. Portanto, analisamos a relação de Murilo Santos com o movimento cinematográfico do Maranhão e buscamos formas de utilizar o filme como recurso didático para o ensino de história na educação básica, abordando temas passíveis de serem explorados por meio do documentário.
Resumo: The present undergraduate thesis aims to analyze the representation of migratory processes among men residing in the “centers” of the Vale do Rio Carú region in the Amazonian region of Maranhão, during the 1970s and 1980s. These processes were recorded by filmmaker Murilo Santos over a period of ten years. The thesis also explores the reaction of these rural communities to the ongoing agrarian transformations and land conflicts that occurred in Maranhão during the same period. These communities faced subjugation and hardships during their stay, as they were affected by the advancement of agricultural projects all in the name of economic progress. Internal migrations took place, with squatters venturing into virgin forest regions, where they established their plantations and engaged in local trade as a result of their agricultural productions. The selected film for analysis is “Bandeiras Verdes” (1988), a short film that delves into the struggles of the countryside people, particularly the main interlocutors Domingos Bala and Dona Rosa, as they recount their stories on camera, thus creating small portraits of rural life in Maranhão. This film serves as a representation of the time and the local environment. The choice to employ an audiovisual source is based on its potential for extensive study and reflection. Cinema can serve as both a primary source and an object of analysis in historical research. Therefore, this thesis examines Murilo Santos' connection to the cinematographic movement in Maranhão and explores ways in which the film can be used as a didactic resource for teaching history in basic education. Additionally, it considers topics that can be explored through the documentary format.
Palavras-chave: Migração
Vale do Rio Carú
Amazônia maranhense
Murilo Santos
Bandeiras Verdes
Luta camponesa
Domingos Bala
Dona Rosa
Maranhão
Filme - Recurso didático
Documentário
Migration
Vale do Rio Carú
Maranhão Amazon
Murilo Santos
Green Flags
Peasant struggle
Domingos Bala
Dona Rosa
Maranhao
Film - Teaching resource
Documentary
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - PAMELLA FERREIRA PAIVA.pdfPDF A787.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.