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dc.creatorFernandes, Aurina Pontes Silva-
dc.date.accessioned2025-06-09T19:10:33Z-
dc.date.available2025-06-09-
dc.date.available2025-06-09T19:10:33Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFERNANDES, Aurina Pontes Silva. Interações afetivas no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. 2019. 57 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Educação Ciências Exatas e Naturais, 2019. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4968pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4968-
dc.description.abstractThais si a stud abou efetive interacionas in lhe laringe and. developtment process of the child. This study is aimed to analise the quality of interactions, besides identifying aspects which interfere in the learning and development process of the child, and also analyzing teachers' conceptions about the importance of affection and characterizing interactions quality and their established affective bonds with children of daycare centers aiming the full development of themselves. In order to accomplish these studies, it was established as evaluations category the affective interactions relation in the environment of daycare center for the children´s full development, having as theoretical contribution Henri Wallon´s, Jean Piaget´s, Lev Vygotsky´s, Bronfenbrenner´s studies and by others. This research is consolidating by the qualitative techniques, because it understands that in the educational environment the human relations process is dynamic, interactive and interpretative. As data collection tools, they were used interviews, surveys and participant observation. The research subjects are teachers and children from two community day care centers in the city of São Luís. With regard to the affective interactions in educational practice, it was noted how this factor has contributed to what children can feel themselves safe and protected, to what affection and education go together and positive interpersonal relationships develop a human being able to act and live with other people. However, it is clear that professionals of education are aware of the importance of affective relations, yet, in practice there are gaps in this relationship, many of them are not prepared, qualified and encouraged in their personal and professional resources so they can educate, produce knowledge and interact with childrenpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteraçõespt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da criançapt_BR
dc.subjectImportância da afetividadept_BR
dc.subjectInteractionspt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectAffectivitypt_BR
dc.subjectLearning processpt_BR
dc.subjectImportance of affectionpt_BR
dc.titleInterações afetivas no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criançapt_BR
dc.title.alternativeAffective interactions in the learning process and child developmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7018772450805204pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Heloisa Cardoso Varão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7001997846550555pt_BR
dc.description.resumoEste é um estudo sobre as interações afetivas no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Tem como objetivo analisar a qualidade das interações, além de identificar os aspectos que interferem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, analisando as concepções dos professores acerca da importância da afetividade e caracterizando qualidade das interações e os vínculos afetivos estabelecidos com as crianças das creches visando o desenvolvimento integral das mesmas. Para efetivar os estudos, estabeleceu-se como categorias de análise a relação das interações afetivas no ambiente da creche para o desenvolvimento integral das crianças, tendo como aporte teórico os estudos de Henri Wallon, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Bronfenbrenner e outros. Esta pesquisa é alicerçada pelas técnicas qualitativas, por entender que no ambiente da educação o processo das relações humanas é dinâmico, interativo e interpretativo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se entrevistas com o auxílio do gravador de voz, questionários e observação participante. Os sujeitos da pesquisa são professores e crianças de duas creches comunitárias da cidade de São Luís. No que diz respeito às interações afetivas na prática educacional observou-se como esse fator contribui para que a criança se sinta segura e protegida, que a afetividade e a educação caminham juntas, que as relações interpessoais positivas desenvolvem um ser humano capaz de atuar e conviver com os outros indivíduos. Porém verificase que os profissionais da educação são cientes da importância das relações afetivas, no entanto na prática deixam lacunas nessa relação, muitos não são preparados, capacitados e estimulados em seus recursos pessoais e profissionais para o ato de educar, para produzir saberes e dialogar com as criançaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

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