Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4950
Título: | Literatura e cinema: análise comparativa do personagem Hearthcliff da obra “Morro dos Ventos Uivantes” de Émile Bronte e a adaptação cinematográfica de Andrea Arnold/ |
Autor(es): | Matos, Simone Rodrigues de |
Orientador: | Machado, Samara Liz Silva |
Membro da Banca: | Rocha, Dheiky do Rego Martins |
Membro da Banca: | Barbosa, Judson de Araujo |
Data do documento: | 2024-04-05 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo analisar o anti-heorismo de Heathcliff da obra literária, Morro Dos Ventos Uivantes de Emile Brontë e sua caracterização em 2011para adaptação cinematográfica da cineasta e roteirista Andrea Arnold. Destacando suas transformações, perdas e ganhos e implicações dessa releitura para o cinema. Mostrando através de um estudo comparado o personagem Heathcliff sendo anti-herói e não só um vilão como demonstrado na adaptação de 2011. Foram de suma importância os estudos relacionados ao cinema, conceitos de mal, efeitos de opressão, racismo, xenofobia e a sociedade inglesa do século XIX. Diante disso, foi possível entender esse indivíduo fora do “padrão” e como isso contribuiu para sua transgressão e reflexo para que o conceito desde personagem seja visto como vilão. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram utilizadas algumas contribuições teóricas e críticos literários como o de Scoz (2018), Burges (1996), Kothe (1994), Hutcheon (2006), Guimarães (2003), Cosson (2014), Stam (2008), Brait (1987) e outros. Mediante as leituras que foram possíveis analisar conclui-se que o personagem Heathcliff encontra-se em um conceito de anti-herói escrito por sua autora Émile Brontë que estava à frente do seu tempo com sua obra única publicada que perpetua até a contemporaneidade, fica claro que sua criação não se trata de um ser mal ou um vilão, mas sim de um anti-herói que foi criado sobre o reflexo da sociedade vitoriana. |
Resumo: | The main objective of this work is to analyze Heathcliff's anti-heorism in the literary work Wuthering Heights by Emile Brontë and its characterization in 2011 for a film adaptation by filmmaker and screenwriter Andrea Arnold. Highlighting its transformations, losses and gains and implications of this reinterpretation for cinema. Showing through a comparative study the character Heathcliff being an anti-hero and not just a villain as demonstrated in the 2011 adaptation. Studies related to cinema, concepts of evil, effects of oppression, racism, xenophobia and English society were of utmost importance of the 19th century. Given this, it was possible to understand this individual outside the “standard” and how this contributed to his transgression and reflection so that the concept of this character is seen as a villain. To develop this research, some theoretical contributions and literary critics were used, such as Scoz (2018), Burges (1996), Kothe (1994), Hutcheon (2006), Guimarães (2003), Cosson (2014), Stam (2008), BRAIT (1987) and others. Through the readings that were possible to analyze, it is concluded that the character Heathcliff is part of a concept of anti-hero written by its author Émile Brontë, who was ahead of her time with her unique work published that continues into contemporary times, it is clear that his creation is not an evil being or a villain, but rather an anti-hero who was created as a reflection of Victorian society. |
Palavras-chave: | Hearthcliff Hearthcliff Anti-heroi Antihero Adaptação cinematográfica Film adaptation Morro dos ventos uivantes Wuthering Heights Sociedade vitoriana Victorian society Literatura Literature |
Aparece nas coleções: | Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - CESTI UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SIMONE RODRIGUES DE MATOS.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.