Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Márcia Andréia Saraiva-
dc.date.accessioned2025-06-03T18:05:55Z-
dc.date.available2025-06-03-
dc.date.available2025-06-03T18:05:55Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLEITE, Márcia Andréia Saraiva. O ensino da Libras na formação do pedagogo: uma análise da concepção discente. 67 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Educação Ciências Exatas e Naturais, 2019. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4943pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4943-
dc.description.abstractThe teaching Libras for future teachers is a question that it has brought worries for long time since the publication of Decree 5.626/05. In additional, many doubts and discussions have arisen about the compulsory teaching of Libras in the universities, being public or private. In several institutions, the universities have hired professionals or have a position available to figure out this problem in the attempt to achieve the deadlines set by law. However, the way in which this discipline is being administered and organized is worrying, since there is no orientation or norm that it defines its objectives, the training needs of the students and not even the necessary minimum workload for the quality of this teaching to occur. This work had as objective to analyze the conceptions of the students from Pedagogy course, who had already studied the Libras discipline of the State University of Maranhão, facing their difficulties, challenges and perspectives are regarding the discipline. For data collection we used bibliographical research and field research. In the bibliographic research, we tried to conceptualize Special Education, Inclusive Education and Education of the deaf, bringing features about the conceptual, historical, legal and educational aspects of these. The instruments for data collection were semi-structured interviews with 30 (thirty) students of the Pedagogy course who had previously studied the Libras discipline previously that it inquired about the importance of discipline in teacher training, difficulties found during the taught course, contributions that it brought to the students among other questions. In order, the reached results and discussions were the criterion of similar answers used to the first moment and then counter-answers, as a way to identify in the answers of the students the most pertinent questions about the teaching of the discipline Libras in the teacher formationpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino da Libraspt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectDiscentept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectTeaching Libraspt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.titleO ensino da Libras na formação do pedagogo: uma análise da concepção discentept_BR
dc.title.alternativeTeaching Libras in the training of pedagogues: an analysis of the student's conceptionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1675365207199915pt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Washington Luís Rocha-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3770-7291pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0584863789498737pt_BR
dc.description.resumoO ensino da Libras para futuros professores é uma questão que traz inquietações há algum tempo. Desde a publicação do Decreto 5.626/05, muitas dúvidas e discussões surgiram acerca da obrigatoriedade do ensino da Libras nas universidades, sejam elas públicas ou privadas. Diversas instituições, na busca em atingir os prazos estabelecidos pela lei, têm contratado profissionais ou aberto concurso para sanar esse problema. Porém, a forma como tal disciplina vem sendo ministrada e organizada é preocupante, pois não há orientação ou norma que defina os seus objetivos, as necessidades formativas dos alunos e nem mesmo a carga horária mínima necessária para que ocorra a qualidade desse ensino. Este estudo monográfico teve como objetivo analisar as concepções dos estudantes do curso de Pedagogia, que já haviam cursado a disciplina Libras, da Universidade Estadual do Maranhão, frente as suas dificuldades, desafios e perspectivas em relação à disciplina. Para a coleta de dados, utilizou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Na pesquisa bibliográfica, buscou-se conceituar a Educação Especial, Educação Inclusiva e Educação dos surdos, trazendo recortes sobre os aspectos conceituais, históricos, legais e educacionais destes. Os instrumentos para a coleta de dados foram, entrevistas semiestruturadas realizadas com 30 (trinta) estudantes do curso de Pedagogia, assim, indagou-se sobre a importância da disciplina na formação de professores, sobre as dificuldades encontradas no decorrer da disciplina ministrada, sobre as contribuições que a mesma trouxe para os estudantes, entre outros questionamentos. Para se alcançar os resultados e discussões, utilizou-se o critério de respostas similares no primeiro momento e em seguida respostas contrárias, como meio de identificar nas respostas dos estudantes as questões mais pertinentes sobre o ensino da disciplina Libras na formação docentept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-MÁRCIA ANDRÉIA SARAIVA LEITE- CESEN UEMA 2019.pdfPDF A501.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.