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dc.creatorMaia, Julyenne dos Santos-
dc.date.accessioned2025-06-03T17:58:39Z-
dc.date.available2025-06-03-
dc.date.available2025-06-03T17:58:39Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMAIA, Julyenne dos Santos.O processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular em São Luís – MA: uma investigação sobre desafios, perspectivas dos educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental São Luís – MA. 89 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Educação Ciências Exatas e Naturais, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4942pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4942-
dc.description.abstractThe present paper is about the process of implementation of the National Curricular Common Base in schools of São Luís do Maranhão. It is an investigation into the challenges and perspectives of early childhood educators. Converges points as curriculum design and its underlay to BNCC; legal determinations; in a historical and political way since the BNCC was elaborated until the present moment in which the school teams are in a process of complex and necessary implementation. In this study, we explain the evolution from the second to the third version of this document, seeking to understand the theoretical, political and ideological foundations of its texts and its propositions. A methodology of research of qualitative approach was adopted, taking precedence for an interpretative look, prioritizing a documentary analysis and a field investigation. In the latter, a semi-structured interview with a total of 15 teachers from different schools was used as the main technique to verify attitudes, behaviors, reactions and perspectives about their understanding to the present moment about the BNCC, as well as the challenges presented to its implementation. This unfinished study is conceived, a state available to the appreciation in the sense that there is continuity of the same in later academic momentspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectBase Nacionalpt_BR
dc.subjectImplementaçãopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectNational Basispt_BR
dc.subjectImplementationpt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.titleO processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular em São Luís – MA: uma investigação sobre desafios e perspectivas dos educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe process of implementing the National Common Curricular Base in São Luís – MA: an investigation into the challenges and perspectives of educators in the early years of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1309406012157230pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Terezinha de Jesus Amaral da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791583797415491pt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresentado versa sobre o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular em escolas de São Luís do Maranhão. Trata-se de uma investigação sobre os desafios e as perspectivas dos educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Converge pontos como concepção de currículo e sua subjacência à BNCC; determinações legais; num percurso histórico e político desde a elaboração da BNCC até o presente momento, em que as equipes escolares estão num processo de implementação complexo e necessário. Neste estudo, explicita-se a evolução da segunda para a terceira versão desse documento, buscando -se compreender os fundamentos teóricos, políticos e ideológicos de seus textos e suas proposições. Adotou-se uma metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa, prezando-se por um olhar interpretativo, priorizando-se uma análise documental e uma investigação de campo. Nesta última, utilizou-se como técnica principal uma entrevista semiestruturada com o total de 15 professores de distintas escolas para verificar atitudes, condutas, reações e perspectivas sobre seu entendimento até o momento presente sobre a BNCC, bem como os desafios apresentados a sua implementação. Concebe-se este estudo inacabado, estado disponível à apreciação no sentido de que haja continuidade do mesmo em momentos acadêmicos posteriorespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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