Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4935
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCidreira, Brenno Carlos Silva-
dc.date.accessioned2025-06-02T18:12:45Z-
dc.date.available2025-06-02-
dc.date.available2025-06-02T18:12:45Z-
dc.date.issued2024-04-03-
dc.identifier.citationCIDREIRA, Brenno Carlos Silva. Os indígenas nos livros didáticos de história: uma análise sobre as representações presentes nos livros didáticos do Novo Ensino Médio. 2024. 83f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4935pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4935-
dc.description.abstractThis course conclusion work aims to problematize the representations of indigenous peoples present in textbooks, considering that for many centuries, representations of indigenous peoples were filled with views full of stereotypes, stigmas and romanticizations, not taking diversity into account. and the cultural plurality of these peoples. Textbooks are important tools for the teaching-learning process in Brazilian schools and they are often students' first contact with the social and cultural diversity that exists in the world. They contain speeches and images that are agents of knowledge capable of inducing and stimulating learning in the student and thus stimulating critical sense. It is important that these textbooks are able to encompass the cultural diversity that surrounds those who use them, promoting inclusive and recognizing discourses about the diverse contributions of indigenous peoples in the construction of Brazilian society, thus distancing themselves from a homogeneous, stereotypical, romanticized and full of stigmas that have been crystallizing for centuries on indigenous peoples and their cultures.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos Indígenaspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEstereótipos indígenaspt_BR
dc.subjectEscolas brasileiraspt_BR
dc.subjectDiversidade socialpt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectOlavo Leonel Ferreirapt_BR
dc.subjectCentro Educa Mais Prof.ª Margarida Pires Lealpt_BR
dc.subjectIndigenous Peoplespt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectIndigenous stereotypespt_BR
dc.subjectBrazilian schoolspt_BR
dc.subjectSocial diversitypt_BR
dc.subjectCultural diversitypt_BR
dc.subjectNew High Schoolpt_BR
dc.subjectOlavo Leonel Ferreirapt_BR
dc.subjectEduca Mais Center Professor Margarida Pires Lealpt_BR
dc.titleOs indígenas nos livros didáticos de história: uma análise sobre as representações presentes nos livros didáticos do Novo Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCIDREIRA, B. C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2050292622379056pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9590-8334pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, S. R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Márcia Milena Galdez-
dc.contributor.referee1IDFERREIRA, M. M. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5280441501940287pt_BR
dc.contributor.referee2Friderichs, Lidiane Elizabete-
dc.contributor.referee2IDFRIDERICHS, L. E.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3299336593973821pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso visa problematizar as representações dos povos indígenas presentes nos livros didáticos, tendo em vista que por muitos séculos, as representações dos povos indígenas eram carregadas de visões carregadas de estereótipos, estigmas e romantizações, não levando em conta a diversidade e a pluralidade cultural sobre esses povos. Os livros didáticos são importantes ferramentas para o processo ensino aprendizagem nas escolas brasileiras e eles são por diversas vezes o primeiro contato dos alunos com a diversidade social e cultural existente no mundo. Neles estão presentes discursos e imagens que são agenciadores de conhecimentos capaz de induzir e estimular no aluno a aprendizagem e assim estimular o senso crítico. É importante que esses livros didáticos sejam capazes de abarcar a diversidade cultural que rodeia aqueles que os utilizam, promovendo discursos inclusivos e reconhecedores sobre as diversas contribuições dos povos indígenas na construção da sociedade brasileira, se distanciando assim de uma visão homogênea, estereotipada, romantizada e cheia de estigmas que por séculos foi se cristalizando sobre os povos indígenas e suas culturas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqHistória Regional do Brasilpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - BRENO CARLOS SILVA CIDREIRA.pdfPDF A1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.