Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4921
Título: | Ensino de história sobre a escravidão negra no sertão sul - maranhense na segunda metade do século XIX disponibilizada em portal educativo |
Autor(es): | Andrade, Antônia de Castro |
Orientador: | Costa, Yuri Michael Pereira |
Membro da Banca: | Araújo, Raimundo Inácio Souza |
Membro da Banca: | Cirino, Raíssa Gabrielle Vieira |
Membro da Banca: | Abrantes, Elizabeth Sousa |
Membro da Banca: | Silva, Tatiana Raquel Reis |
Data do documento: | 2025-03-13 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho estuda as relações que escravizados/as estabeleciam entre si e entre livres e libertos/as, nos sertões de Pastos Bons, no sul do Estado do Maranhão, na segunda metade do século XIX. O estudo mostra como o ensino de História tem acompanhado essas questões. Apesar dos avanços que os debates sobre a historiografia que trabalha a escravidão negra tenham alcançado, nas últimas décadas, ainda há narrativas escolares em que os/as escravizado/as são vistos/as e retratados/as apenas como mercadorias/coisas que viviam imersos/as em relações pautadas, exclusivamente, na violência, principalmente a física. No esforço de apresentar outras leituras sobre a escravidão negra nos sertões sul maranhenses, a pesquisa em documentos históricos se mostra de grande valia. Aponta perspectivas que podem ajudar a problematizar as metodologias de ensino e aprendizagem sobre as pessoas escravizadas. Além da violência, suas vidas também eram marcadas por estratégias de resistência que os/as possibilitavam criar diversas formas de (re)existirem. Esta tese subsidia o produto educacional website Docsul: escravidão negra no sertão sul maranhense, onde educando, educadores/as e pesquisadores/as tem acesso a textos, documentos e atividades relacionadas com a dinâmica do cotidiano de homens e mulheres escravizados/as dos sertões sul-maranhenses no século XIX. |
Resumo: | The present work studies the relations that enslaved/established between themselves and between free and freedmen/as, in the sertões of Good Pastures, in the south of the State of Maranhão, in the second half of the nineteenth century. The study shows how history teaching has accompanied these issues. Despite the advances that the debates on the historiography that works the black slavery have achieved, in the last decades, there are still school narratives in which the/the enslaved/the are seen/and portrayed/them only as goods/things that lived immersed/them in relations based exclusively on violence, mainly physical. In the effort to present other readings on black slavery in the southern Maranhão, research in historical documents is very valuable. Points out perspectives that can help to problematize teaching and learning methodologies on enslaved people. In addition to violence, their lives were also marked by strategies of resistance that enabled them/them to create various forms of (re)exist. This thesis subsides the educational product website Docsul: black slavery in the southern Maranhão, where educators/ as and researchers/ as has access to texts, documents and activities related to the dynamics of the daily lives of men and women enslaved/ those of the sertões sul-maranhenses in the nineteenth century. |
Palavras-chave: | Escravidão Sul-maranhense Ensino de História Ensino Website Docsul Pastos Bons Sertão maranhense Resistência negra Ensino de história - escravidão Justino Alberto Lima Amancia Pereira de Miranda Ignez da Cunha Ribeiro Trabalho escravo Tecnologias Digitais de Informações e Comunicações - ensino de História Slavery História do Maranhão - século XIX Sociedade - Pastos Bons Negros - Pastos Bons South Maranhao Teaching History Teaching Maranhao hinterland Black resistance Teaching history - slavery Slave labor Digital Information and Communication Technologies - Teaching History History of Maranhao - 19th century Society - Good Pastures Negros - Pastos Bons Blacks - Good Pastures TICs |
Aparece nas coleções: | Doutorado Profissional em História - CECEN - Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE - ANTÔNIA DE CASTRO ANDRADE - PPGHIST CECEN UEMA 2025.pdf | PDF A | 3.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.