Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4919
Título: A programação de operações como instrumento de melhoria na interface operacional: um estudo de caso na empresa Vale
Título(s) alternativo(s): Operations programming as an instrument for improving the operational interface: a case study at Vale
Autor(es): Nascimento, Iramar Loiola do
Orientador: Rocha, Moisés dos Santos
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O transporte ferroviário vem se consolidando cada vez mais como um poderoso instrumento de desenvolvimento econômico nacional, onde as ferrovias são desafiadas cada vez mais a prestarem serviços de qualidade a preços competitivos. Para isso a programação de suas operações deve servir como instrumento de melhoria operacional, visto que problemas de programação de recursos ferroviários são de grande complexidade. Visando conciliar demanda e tempo, a programação de uma operação pode ser entendida como um cronograma detalhado que mostra quando os trabalhos devem começar e quando eles devem terminar. A pesquisa tem como objetivo desenvolver uma ferramenta gráfica de programação da produção que possa aumentar a integração operacional entre ferrovia e terminal de carregamento do sistema Norte da empresa Vale. A partir de um estudo de caso de natureza aplicada, a pesquisa aborda uma analise quantitativa e qualitativa de cunho exploratório e descritivo. Uma análise trade-off entre indicadores operacionais do processo de carregamento é realizada com o objetivo de confirmar se a aplicação desta ferramenta é capaz de atender ao objetivo da pesquisa
Resumo: Rail transport is consolidating more and more as a powerful instrument of national economic development, where the railways are increasingly challenged to provide quality services at competitive prices. For this programming operations should serve as a tool for operational improvement, since problems of railway scheduling resources are of great complexity. Aimed at reconciling demand and time scheduling an operation can be understood as a detailed timeline that shows when the work should begin and when they should end. The research aims to develop a graphical programming tool in production that can increase operational integration between rail and loading terminal of the company's North Valley system. From a case study of an applied nature of the research focuses on a quantitative and qualitative analysis of exploratory and descriptive nature. A trade-off analysis between operational indicators of the loading process is performed in order to confirm that the application of this tool is able to meet the objective of the research
Palavras-chave: Sistema ferroviário
Programação de operações
Gráfico de Gantt
Transporte ferroviário
Railway system
Operations scheduling
Gantt Chart
Rail transport
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - IRAMAR LOIOLA DO NASCIMENTO - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - CTT 2014.pdfPDF A6.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.