Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4919
Título: | A programação de operações como instrumento de melhoria na interface operacional: um estudo de caso na empresa Vale |
Título(s) alternativo(s): | Operations programming as an instrument for improving the operational interface: a case study at Vale |
Autor(es): | Nascimento, Iramar Loiola do |
Orientador: | Rocha, Moisés dos Santos |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O transporte ferroviário vem se consolidando cada vez mais como um poderoso instrumento de desenvolvimento econômico nacional, onde as ferrovias são desafiadas cada vez mais a prestarem serviços de qualidade a preços competitivos. Para isso a programação de suas operações deve servir como instrumento de melhoria operacional, visto que problemas de programação de recursos ferroviários são de grande complexidade. Visando conciliar demanda e tempo, a programação de uma operação pode ser entendida como um cronograma detalhado que mostra quando os trabalhos devem começar e quando eles devem terminar. A pesquisa tem como objetivo desenvolver uma ferramenta gráfica de programação da produção que possa aumentar a integração operacional entre ferrovia e terminal de carregamento do sistema Norte da empresa Vale. A partir de um estudo de caso de natureza aplicada, a pesquisa aborda uma analise quantitativa e qualitativa de cunho exploratório e descritivo. Uma análise trade-off entre indicadores operacionais do processo de carregamento é realizada com o objetivo de confirmar se a aplicação desta ferramenta é capaz de atender ao objetivo da pesquisa |
Resumo: | Rail transport is consolidating more and more as a powerful instrument of national economic development, where the railways are increasingly challenged to provide quality services at competitive prices. For this programming operations should serve as a tool for operational improvement, since problems of railway scheduling resources are of great complexity. Aimed at reconciling demand and time scheduling an operation can be understood as a detailed timeline that shows when the work should begin and when they should end. The research aims to develop a graphical programming tool in production that can increase operational integration between rail and loading terminal of the company's North Valley system. From a case study of an applied nature of the research focuses on a quantitative and qualitative analysis of exploratory and descriptive nature. A trade-off analysis between operational indicators of the loading process is performed in order to confirm that the application of this tool is able to meet the objective of the research |
Palavras-chave: | Sistema ferroviário Programação de operações Gráfico de Gantt Transporte ferroviário Railway system Operations scheduling Gantt Chart Rail transport |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção - CCT - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - IRAMAR LOIOLA DO NASCIMENTO - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - CTT 2014.pdf | PDF A | 6.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.