Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4917
Título: Ferramenta de gestão estratégica Balanced Scorecard (BSC): um estudo de caso em uma pequena empresa do setor têxtil na cidade de São Luís – MA
Título(s) alternativo(s): Strategic management tool Balanced Scorecard (BSC): a case study in a small textile company in the city of São Luís – MA
Autor(es): Silva, Amanda de Oliveira
Orientador: Todaro, Mauro Enrique Carozzo
Membro da Banca: Assunção, Wellinton de
Membro da Banca: Corrêa, Wilde Nascimento
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O Balanced Scorecard (BSC) é uma importante ferramenta da gestão estratégica, pois busca traduzir fundamentos do planejamento estratégico em indicadores que possam ser monitorados e controlados. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um Mapa Estratégico para uma pequena empresa da indústria de confecção utilizando a ferramenta BSC. Se trata de uma pesquisa aplicada, na forma de estudo de caso, com forma de abordagem qualitativa. Foi feita uma revisão bibliográfica de temas relacionados ao BSC, e sobre setor têxtil. Foi verificado que existiam pesquisas anteriores com aplicação do BSC a industrias do setor têxtil, portanto foram selecionadas três pesquisas e analisados os seus resultados. Para alcance dos resultados foi feita uma análise de dados inclusos no Planejamento Estratégico da empresa para definições de objetivos organizacionais. A partir desta definição foi determinada a estratégia da empresa. Após a estratégia, foi escolhido um objetivo estratégico para cada perspectiva, e a partir dele foram definidos indicadores os quais foram consolidados na apresentação do Mapa Estratégico, sendo evidenciados juntamente com suas relações de causa e efeito. É proposto que o resultado obtido seja agregado à estrutura de gestão existente para que possa ser alcançado o crescimento objetivado pela empresa
Resumo: The Balanced Scorecard (BSC) is an important tool of strategic management, as quest translate fundamentals of strategic planning indicators that can be monitored and controlled. This study aimed to develop a Strategic Map for a small company in the clothing industry using the BSC tool. It is an applied research, in the form of case study, qualitative approach to fashion. A literature review of topics related to the BSC, and on textile sector was taken. It was found that prior to implementation of the BSC industries from textiles research existed, so three surveys were selected and analyzed the results. To achieve results an analysis of data included in the strategic planning of the company for definitions of organizational objectives was taken. From this definition the company's strategy was determined. After the strategy was chosen a strategic objective for each perspective, and from it were defined indicators which were consolidated in the presentation of the Strategic Map, being shown along with its relations of cause and effect. It is proposed that the result is added to the existing management structure so it can be objectified growth achieved by the company
Palavras-chave: Balanced Scorecard
Gestão estratégica
Indicadores de desempenho
Mapa estratégico
Balanced Scorecard
Strategic management
Performance indicators
Strategic map
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - AMANDA DE OLIVEIRA SILVA - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - CCT 2014.pdfPDF A6.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.