Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4912
Título: Alfabetização e letramento: uma proposta pedagógica sobre a interrelação desses processos a partir do texto como eixo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Costa, Neyliane Barros
Soares, Maria Luiza Silva
Orientador: Abreu, Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante
Membro da Banca: Araujo, Ana Claudia Menezes
Membro da Banca: Aguiar, Suelma da Silva
Data do documento: 2024-12-16
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho intitulado “ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: uma proposta pedagógica sobre a inter-relação desses processos a partir do texto como eixo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, na Escola Municipal Ferdnan Gutman, em Santa Inês, MA”, parte dos desafios de trabalhar alfabetização e letramento como processos inter-relacionados para desenvolver sujeitos autônomos-reflexivos em contextos sociais. Este estudo ressalta de maneira integrada a trajetória histórica e a distinção entre alfabetização e letramento, enfatizando a relevância desses dois processos ao longo do tempo na formação de leitores. No contexto educacional, atualmente, ainda persistem dificuldades sobre como estimular o interesse dos estudantes pela leitura, compreensão e interpretação de texto no processo de ensino aprendizagem. À vista disso, buscou-se neste estudo empregar os gêneros textuais para estimular a leitura em sala de aula, visando deixar as aulas mais dinâmicas e mantendo os educandos mais integrados ao processo, contrastando, assim, a ideia de que a aprendizagem é o processo de mera aquisição de códigos e símbolos via memorização. As considerações finais desse trabalho abordam os desafios da alfabetização e letramento no contexto educacional brasileiro, destacando a importância desses processos inter-relacionados nos anos iniciais do ensino fundamental. O texto é apresentado como um eixo central da aprendizagem, evidenciando a necessidade de uma abordagem que utilize diferentes gêneros textuais para promover uma formação integral. A pesquisa enfatiza que a alfabetização deve ir além da simples decodificação, englobando habilidades de leitura, compreensão e produção de textos. A participação da família é reconhecida como fundamental, criando um ambiente favorável ao aprendizado. As atividades propostas mostraram que trabalhar com diversos gêneros textuais resulta em uma aprendizagem mais dinâmica e integrada, ampliando o repertório linguístico e cultural dos alunos. A conclusão reforça a importância de uma abordagem pedagógica contínua e colaborativa entre escola, família e sociedade, visando uma educação crítica e reflexiva que capacite os alunos a se tornarem cidadãos autônomos e críticos.
Resumo: This work entitled "LITERACY AND LITERACY: a pedagogical proposal on the interrelationship of these processes from the text as an axis of learning in the early years of elementary school, at the Ferdnan Gutman Municipal School, in Santa Inês, MA", starts from the challenges of working on literacy and literacy as interrelated processes to develop autonomous-reflexive subjects in social contexts. This study highlights in an integrated way the historical trajectory and the distinction between literacy and literacy, emphasizing the relevance of these two processes over time in the formation of readers. In the educational context, currently, difficulties still persist on how to stimulate students' interest in reading, understanding and interpreting text in the teaching-learning process. In view of this, this study sought to use textual genres to stimulate reading in the classroom, aiming to make classes more dynamic and keep students more integrated into the process, thus contrasting the idea that learning is the process of mere acquisition of codes and symbols via memorization. The final considerations of this work address the challenges of literacy and literacy in the Brazilian educational context, highlighting the importance of these interrelated processes in the early years of elementary school. The text is presented as a central axis of learning, highlighting the need for an approach that uses different textual genres to promote integral formation. The research emphasizes that literacy should go beyond simple decoding, encompassing reading, comprehension and text production skills. Family participation is recognized as fundamental, creating a favorable environment for learning. The proposed activities showed that working with different textual genres results in a more dynamic and integrated learning, expanding the linguistic and cultural repertoire of the students. The conclusion reinforces the importance of a continuous and collaborative pedagogical approach between school, family and society, aiming at a critical and reflective education that enables students to become autonomous and critical citizens.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Gêneros textuais
Alfaletrar
Formação do leitor
Compreensão textual
Produção textual
Interpretação de texto
Pensamento crítico
Tecnologia educativa
Metodologias ativas
Conto infantil
Sala de aula inclusiva
Fases da alfabetização
Desenvolvimento linguístico
Escola Municipal Ferdnan Gutman
Santa Inês-MA
BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Estimular leitura
Ensino Fundamental I
Estratégias de ensino - leitura
Leitura e escrita
Tecnologia escrita
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MARIA LUIZA SILVA SOARES_ PEDAGOGIA_UEMA SANTA INES - 2024.2.pdfPDFA1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.