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Título: A importância da rotina para o desenvolvimento da autonomia à luz do método Montessori
Título(s) alternativo(s): The importance of routine for the development of autonomy in light of the Montessori method
Autor(es): Oliveira, Rayara Brenha de
Orientador: Albuquerque, Severino Vilar de
Membro da Banca: Campos , Nadja Fonseca da Silva Cutrim
Membro da Banca: Rodrigues , Sannya Fernanda Nunes
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho, apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), tem como objetivo analisar a importância da autonomia no processo de ensino-aprendizagem, tendo em conta o método Montessori, buscando compreender as contribuições para o desenvolvimento da criança e, nesse âmbito, o papel do professor. A investigação deu visibilidade à estruturação da sua rotina, aos materiais adequados, o ambiente e a prática docente. Deram suporte teóricoconceitual à compreensão e a análise do fenômeno: Montessori (1949;1965;1975); Montessori Jr (1990); Mizukami (1986) Lillard (2017). Foram utilizados como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo, no âmbito da qual foram realizadas observação sistemática e entrevistas, a partir de um roteiro semiestruturado para compreender a perspectiva dos sujeitos atuantes daquele ambiente em relação ao método adotado pela escola. A partir da observação e das entrevistas foi possível perceber que a Escola Campo, em linhas gerais, segue o método Montessori, todavia, considerando o que aponta a literatura, a utilização do método carece de pequenos ajustes e avaliação das ações por parte dos sujeitos envolvidos no processo educativo. Conclui-se que todo os sujeitos envolvidos no sistema educativo precisam ter clareza sobre os princípios filosóficos que embasam o método e, em igual medida, compreender as distintas contribuições que pode oferecer ao educador e ao educando
Resumo: This paper, presented to the Pedagogy course of the State University of Maranhão (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA), aims to analyze the importance of the autonomy in the teaching-learning process, taking into account the Montessori method, seeking to understand the contributions to the child's development and, in this context, the role of the teacher. The research gave visibility to the structure of their routine, the appropriate materials, the environment and teaching practice. It was given theoretical and conceptual support to the understanding and the analysis of the phenomenon: Montessori (1949); Montessori Jr (1990); Mizukami (1986) and Paula Polk Lillard (2017). Methodological procedures used were the bibliographic review, document analysis and field research, in which systematic observation and interviews were conducted from a semi-structured script to understand the perspective of the acting subjects of that environment in relation to the method adopted by the school. From observations and interviews it was possible to notice that Escola Campo, in general, follows the Montessori method, however, considering what the literature points to, the use of the method requires minor adjustments and evaluation of actions by the subjects involved in the educational process. It is concluded that all subjects involved in the education system need to be clear about the philosophical principles that substantiate the method and, in equal measure, to understand the different contributions that it can offer to the educator and the student
Palavras-chave: Autonomia
Rotina
Ensino-aprendizagem
Método Montessori
Autonomy
Routine
Teaching-learning
Montessori Method
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

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