Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4902
Título: | História local/regional do Maranhão Império - desafios e possibilidades a partir dos livros didáticos de História (PNLD 2020) |
Autor(es): | Ferreira, Anderson Moraes |
Orientador: | Cirino, Raissa Gabrielle Vieira |
Membro da Banca: | Abrantes, Elizabeth Sousa |
Membro da Banca: | Santos, Sandra Regina Rodrigues dos |
Membro da Banca: | Ximendes, Carlos Alberto |
Data do documento: | 2025-04-05 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O livro didático da disciplina de História é uma importante ferramenta do ensino e aprendizagem, que carrega diferentes influências históricas e historiográficas. A história política tradicional, com base na cultura historiográfica oitocentista, construiu uma história nacional brasileira que, apesar das mudanças, ainda prioriza em sua versão didática as regiões sul e sudeste do Brasil. A valorização da história local e regional nos possibilita compreender processos e personagens historicamente silenciados. Sendo assim, o livro didático pode ser utilizado como um meio de divulgação da história regional/local nas salas de aulas do Brasil. Levando isso em consideração, buscamos analisar o conteúdo do Maranhão Império presente nas 11 coleções didáticas da disciplina História aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2020), com o objetivo de identificar o papel da história regional/local no ensino de História. Optamos por um método de pesquisa qualitativo e bibliográfico, a fim de entender a influência de autores e editoras na dinâmica da produção dos livros didáticos e compreender como a história local está sendo abordada na temática. |
Resumo: | The History textbook is an important teaching and learning tool, which carries different historical and historiographical influences. Traditional political history, based on nineteenth-century historiographical culture, constructed a Brazilian national history that, despite the changes, still prioritizes the southern and southeastern regions of Brazil in its didactic version. Valuing local and regional history allows us to understand historically silenced processes and characters. Therefore, the textbook can be used as a means of disseminating regional/local history in Brazilian classrooms. Taking this into consideration, we sought to analyze the content of Maranhão Império present in the 11 didactic collections of the History discipline approved by the National Textbook Program (PNLD, 2020), with the aim of identifying the role of regional/local history in History teaching. We opted for a qualitative and bibliographic research method, in order to understand the influence of authors and publishers on the dynamics of textbook production and understand how local history is being approached in this topic. |
Palavras-chave: | Ensino de história Livros didáticos Maranhão Imperial História local PNLD History teaching Didatic books Maranhão Imperial Local history PNLD |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - ANDERSON MORAES FERREIRA - HISTÓRIA UEMA 2024 (2).pdf | PDF A | 8.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.