Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4894
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Maricildes Moura de.-
dc.date.accessioned2025-05-27T13:33:46Z-
dc.date.available2025-05-27-
dc.date.available2025-05-27T13:33:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maricildes Moura de. Leitura: um hábito a ser construído. 2019. 71 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4894pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4894-
dc.description.abstractThis work enroll in the field of reading teaching, accentuating the importance of reading practice in encouraging the love of reading. With a theoretical and bibliographic nature, it aims to investigate the way the teachers of the first year of elementary school in the initial grades of a public school in São Luís - MA, develop the reading practices used in the classroom. To reach this and other goals and build the theoretical framework, we initially approached reading as an essential practice for the full development of the human being. It discusses the importance of the family, the school and the library as educational spaces and stimulators of the love for reading in children. It emphasizes the importance of the teacher as a mediator in the reading teaching process for the cognitive development of the student. The first part of the work is of historical order, locating the trajectory of the construction of reading according to the technological transformations of each epoch. Thereafter, the following aspects are analyzed: conceptions about reading, factors that interfere in the process of reading acquisition, reading strategies. The work is completed with a field research developed in a school of the municipal public network of São Luís - MA. The research concludes that, despite the theoretical currents emphasize the importance of reading in the formation of children and despite the satisfactory results that are obtained when reading is introduced in the daily life of school units, it still needs to be effectively encouraged by the school that is being read. It is a formative space for readers. Reading is an area of fundamental importance in the life of the subject of contemporary society and needs to be encouraged by all involved in the child's educational processpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subjectReading practicespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectReading strategiespt_BR
dc.titleLeitura: um hábito a ser construídopt_BR
dc.title.alternativeReading: a habit to be builtpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Dolores Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0037600413265900pt_BR
dc.contributor.referee1Fiquene, Maria José Cardoso-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Joaires Sidney dos Santos-
dc.description.resumoEste trabalho se inscreve no campo do ensino da leitura, enfatizando a importância da prática leitora no incentivo do gosto pela leitura. De cunho teórico-bibliográfico, tem o objetivo de investigar o modo como as professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental das séries iniciais de uma escola da rede pública municipal de São Luís – MA, desenvolvem as práticas de leitura utilizadas em sala de aula. Para atingir esse e outros objetivos e construir o quadro referencial teórico, inicialmente abordamos sobre a leitura como prática essencial para o desenvolvimento íntegro do ser humano. Discorre-se sobre a importância da família, da escola e da biblioteca enquanto espaços educativos e estimuladores do gosto pela leitura na criança. Enfatiza-se a importância do professor enquanto mediador no processo de ensino da leitura para o desenvolvimento cognitivo do aluno. A primeira parte do trabalho é de ordem histórica, localizando-se a trajetória da construção da leitura de acordo com as transformações tecnológicas de cada época. Na sequência, são analisados os seguintes aspectos: concepções acerca da leitura, fatores que interferem no processo de aquisição da leitura, estratégias de leitura. O trabalho se completa com uma pesquisa de campo desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de São Luís-MA. A pesquisa conclui que, apesar das correntes teóricas enfatizarem a importância da leitura na formação das crianças e a despeito de resultados satisfatórios que se obtêm quando a leitura é introduzida no cotidiano das unidades escolares, ela ainda necessita ser incentivada de forma efetiva pela escola que se constitui um espaço formador de leitores. A leitura é uma área de fundamental importância na vida do sujeito da sociedade contemporânea e precisa ser estimulada por todos os envolvidos no processo educativo da criançapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARICILDES MOURA DE OLIVEIRA - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - CECEN UEMA 2019.pdfPDF A414.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.