Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4888
Título: A influência das práticas pedagógicas do docente no processo da aprendizagem da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The influence of teachers’ pedagogical practices on the process of learning to write in the early years of elementary school
Autor(es): Silva, Dilciane Costa
Orientador: Lago, Ana Carla Vale
Membro da Banca: Coelho, Washington Luis Rocha
Membro da Banca: Santos, Fernando César dos
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Visando analisar de que maneira as práticas pedagógicas do docente influenciam no processo de aquisição da escrita de alunos dos anos iniciais e verificar os níveis de escrita dos mesmos, considerando os métodos em sala de aula, a referida pesquisa monográfica buscou, inicialmente, realizar um levantamento bibliográfico que traçou um percurso desde o histórico da escrita até as concepções de alfabetização e letramento explorando como se deve dar as práticas pedagógicas do docente, utilizando-se assim de autores como SOARES (2017; 2019); FERREIRO e TEBEROSKY (1999); CARVALHO (2015) e, posteriormente, uma pesquisa de campo realizado em uma escola municipal da zona rural da capital maranhense sendo observadas as práticas pedagógicas, que na ocasião estava sendo aplicado o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) que visava a intensificação do processo de alfabetização. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista voltada para a docente da turma do 3° ano. Como resultado, a referida pesquisa de campo obteve que a docente reconhece a confusão que há entre os termos alfabetização e letramento, mas que sempre procura formações continuadas para o melhoramento das suas práticas pedagógicas, além da docente gostar de ensinar na área da alfabetização. Esta pesquisa é voltada para todos os professores que atuam na área da alfabetização e também para os graduandos da academia que buscam maiores informações sobre o processo de ensino-aprendizagem da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Resumo: In order to analyze how the pedagogical practices of teachers influence the process of writing acquisition of students of the early grades and verify the writing levels of these students, considering the methods in the classroom, this monographic research initially sought to conduct a bibliographical survey that traced a path from the history of writing to the conceptions of basic literacy and functional literacy, exploring how must be the pedagogical practices of the teacher, using authors such as SOARES (2017; 2019); FERREIRO and TEBEROSKY (1999); CARVALHO (2015); and, later, a field research conducted in a municipal school in the rural area of the capital of Maranhão, observing the pedagogical practices, which at the time was being applied the Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) [Pedagogical Intervention Program] which aim to intensify the literacy process. The data collection instrument was the interview aimed at the teacher of the third-grade class. As a result, said field research obtained that the teacher recognizes that exists a confusion between the basic literacy and functional literacy, but always seeks continued formations to improve her pedagogical practices, besides the teacher likes teaching in basic literacy‟s area. This research is aimed at all teachers working in the area of basic literacy and also for academy graduates who seek more information about the teaching-learning process of writing in the early grades of elementary school
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Docente
Alfabetização
Ensino fundamental
Pedagogical practices
Teacher
Literacy
Elementary education
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DILCIANE COSTA SILVA - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - CECEN UEMA 2019.pdfPDF A1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.