Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4871
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRudakoff, Ana Lídia Sobrinho-
dc.date.accessioned2025-05-26T14:19:41Z-
dc.date.available2025-05-26-
dc.date.available2025-05-26T14:19:41Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationRUDAKOFF, Ana Lídia Sobrinho. A música como facilitadora da interação e desenvolvimento da criança na Educação Infantil: análise de uma experiência. 2019. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4871.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4871-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze music as a facilitating resource for learning in early childhood education at the Genir Educational Center in São Luís-Ma and for specific purposes to describe the history of music in early childhood education; highlight music in the learning process in early childhood education; report on music as a facilitating instrument of the work; investigate the relevance of working the different genres of music; analyze the study of music at the Genir Educational Center. The theoretical support was based on the studies by Bueno (2011); Swanwick (2003); France (2002); Figueiredo (2011); Ferreira (2002); Feliciano (2012) among other specialists in music and learning through the use of music. The instruments used for data collection were a semi-structured interview script applied to the preschool teacher and interview script with the coordinator. Data analysis revealed that music arouses pleasure for body and mind, promoting student learning and socialization, and can cooperate in the teaching and learning process. The study showed some striking results about learning in kindergarten in relation to the use of music that were: the social relevance of music, just as music facilitates the learning and development of children at the Genir Educational Center. In this sense, this study emphasizes the importance of exploring music as an instrument to facilitate learning, as well as providing the preschool teacher with an instrument for reflection on the use of this learning toolpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCentro Educacional Genir: estudo de casopt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectGenir Educational Center: case studypt_BR
dc.titleA música como facilitadora da interação e desenvolvimento da criança na Educação Infantil: análise de uma experiênciapt_BR
dc.title.alternativeMusic as a facilitator of child interaction and development in Early Childhood Education: analysis of an experiencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Dolores Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0037600413265900pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Joaires Sidney dos Santos-
dc.contributor.referee2Fiquene, Maria José Cardoso-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo principal analisar a música como recurso facilitador da aprendizagem na Educação Infantil no Centro Educacional Genir, situado no município de São Luís-Ma e, por objetivos específicos descrever histórico da música na Educação Infantil; destacar a música no processo de aprendizagem na Educação Infantil; relatar sobre a música como instrumento facilitador do trabalho; investigar a relevância de se trabalhar os diferentes gêneros musicais; analisar o estudo da música no Centro Educacional Genir. O suporte teórico teve por base os estudos de Bueno (2011); Swanwick (2003); França (2002); Figueiredo (2011); Ferreira (2002); Feliciano (2012) entre outros. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram roteiro de entrevista semiestruturada aplicada à professora da Educação Infantil e roteiro de entrevista com a coordenadora da escola. A análise dos dados revelou que a música desperta um prazer para o corpo e para a mente, promovendo a aprendizagem e a socialização do aluno e, pode sim cooperar no processo de ensino e aprendizagem. O estudo mostrou alguns resultados marcantes sobre a aprendizagem na Educação Infantil em relação ao uso da música que foram: a relevância social da música, assim como a facilidade que a música tem em promover a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças no Centro Educacional Genir. Nesse sentido, este estudo ressalta a importância de explorar a música como instrumento facilitador da aprendizagem, além de prover ao professor da Educação Infantil, instrumento de reflexão sobre o uso dessa ferramenta de aprendizagempt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ANA LÍDIA SOBRINHO RUDAKOFF - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - CECEN UEMA 2019.pdfPDF A512.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.