Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Alicya Kelle Cascais-
dc.date.accessioned2025-05-26T13:55:38Z-
dc.date.available2025-05-26-
dc.date.available2025-05-26T13:55:38Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCOSTA, Alicya Kelle Cascais. A indisciplina em sala de aula: uma análise do processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais em uma escola pública municipal de Juçatuba – São José de Ribamar / MA. 2019. 77 f . Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4870.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4870-
dc.description.abstractThe present monograph, entitled The indiscipline in classroom: an analysis of the teaching and learning process in the first years of students in a municipal public school in Juçatuba – São José de Ribamar, Maranhão, Brazil, according to several existent approaches in the theoretical field about indiscipline in schools. The aim of this study was to analyze the indiscipline in classrooms from observations and interviews, considering the implications of this behavior on the teaching and learning process in the 4th and 5th grade of elementary school of the municipal network, in order to understand how the process of teaching and learning of students considered undisciplined happens. This study focused on a qualitative approach, a field study was conducted based on bibliographic research and data collection that involved teachers and students of a public elementary school, and also, the direct observation of the two classrooms studied. Based on researches, the main reasons that can lead a student to demonstrate a degree of indiscipline in the classroom are: interpersonal relationships, the environment or physical space reserved for classes and recreational activities, and the methodology applied by the teacher. Regarding the student‘s lack of behavioral boundaries, there are several perspectives that support this fact, such as family breakdown, lack of parental support, as well as conflicts and social issuespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectSala de Aulapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subjectIndisciplinept_BR
dc.titleA indisciplina em sala de aula: uma análise do processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais em uma escola pública municipal de Juçatuba – São José de Ribamar / MApt_BR
dc.title.alternativeIndiscipline in the classroom: an analysis of the teaching and learning process in the early years of a municipal public school in Juçatuba – São José de Ribamar / MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Suely Sousa Lima da-
dc.description.resumoO presente estudo monográfico, intitulado A indisciplina em sala de aula: uma análise do processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais em uma escola pública municipal de Juçatuba - São José de Ribamar/MA, tendo como referência diversas abordagens existentes no campo teórico sobre a indisciplina escolar, objetivou-se em analisar a indisciplina em sala de aula a partir de observações e entrevistas, tendo em vista as implicações deste comportamento no processo de ensino e aprendizagem no 4º e 5º ano do ensino fundamental da rede municipal, onde buscamos entender como acontece o processo de ensino e aprendizagem dos alunos considerados indisciplinados. Este estudo debruçou-se sobre a partir de uma abordagem qualitativa, um estudo de campo foi realizado baseado em estudos bibliográficos e coleta de dados, tendo como sujeitos da pesquisa: professores e alunos de uma escola pública do Ensino Fundamental I, e a partir da observação direta das aulas das docentes das duas salas estudadas. Baseados em pesquisas os principais motivos que podem levar o aluno a demonstrar um grau de indisciplina em sala de aula são: as relações interpessoais, o ambiente ou espaço físico reservado para as aulas e atividades recreativas e a metodologia aplicada pelo professor. Quanto à falta de limites dos alunos, surge diversos olhares que sustentam este fato como: desestrutura familiar, falta de acompanhamento dos pais, assim como conflitos e questões sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ALICYA KELLE CASCAIS COSTA - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - CECEN 2019.pdfPDF A502.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.