Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4865
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSaraiva, Marco Aurélio Reis-
dc.date.accessioned2025-05-23T13:43:05Z-
dc.date.available2025-05-23-
dc.date.available2025-05-23T13:43:05Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.citationSARAIVA, Marco Aurélio Reis. Educação e Cidadania: um elo para emancipação humana nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 57f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Campus Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão, Pinheiro - MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4865pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4865-
dc.description.abstractEducation is the pillar for the development of human beings, it is the path to awareness of the world. In this sense, family, school and teacher must go hand in hand in relation to the student's learning process, thus allowing their critical awareness. Therefore, education for citizenship is an essential element to leverage this teaching process, as it enables a focus on human emancipation. Due to this estimate, the bases that promote learning for students need to have a democratic, participatory, autonomous and critical conception. In this way, this research corresponds to a related study on the teachers' point of view regarding citizenship education, in a regular municipal school in the city of Pinheiro – MA. It refers to an exploratory study, intending a qualitative approach. This research involved the participation of 08 teachers working in primary education in the early years. Through the questionnaire applied, it was possible to recognize what teachers perceive in relation to the content on citizenship. In summary, with regard to the participants, timely results were found in relation to their pedagogical practices, from this perspective, it was possible to consider the difficulties in promoting good citizenship education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação cidadãpt_BR
dc.subjectCorpo docentept_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectCitizen educationpt_BR
dc.subjectTeaching staffpt_BR
dc.titleEducação e Cidadania: um elo para emancipação humana nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeEducation and Citizenship: a link for human emancipation in the early years of elementary educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSARAIVA, M. A. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4009389089409584pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria de Fátima Sousa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6513-6361pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8885542129496283pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria de Fátima Sousa-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6513-6361pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8885542129496283pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Suzane Castro de Araujo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0942-6043pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2225171562761256pt_BR
dc.contributor.referee3Roland, Samir Lola-
dc.contributor.referee3IDROLAND, S. L.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5426807969866420pt_BR
dc.description.resumoA educação é o pilar para o desenvolvimento do ser humano, ela é o caminho para a conscientização de mundo. Neste sentido, família, escola e professor devem percorrer lado a lado com relação ao processo de aprendizagem do educando, permitindo assim a sua consciência crítica. Portanto, a educação para a cidadania é um elemento imprescindível para alavancar esse processo de ensino, uma vez que ela possibilita um olhar voltado para emancipação humana. Em razão dessa estimativa, as bases que promovem aprendizagens para o aluno precisam ter uma concepção democrática, participativa, autônoma e crítica. Desta forma, essa pesquisa corresponde um estudo relacionado sobre o ponto de vista dos professores com relação a educação para cidadania, em uma escola municipal de ensino regular da cidade de Pinheiro – MA. Refere-se acerca de um estudo do tipo exploratório, tencionando uma abordagem qualitativa. Esta pesquisa dispôs com a participação de 08 professores (a) atuantes do ensino fundamental dos anos iniciais. Por meio do questionário aplicado foi possível reconhecer o que os docentes percebem com relação ao conteúdo sobre cidadania. Em síntese, no que se refere aos participantes, constatou-se resultados oportunos com relação as suas práticas pedagógicas, nessa perspectiva, foi possível considerar as dificuldades para uma boa promoção de uma educação cidadã.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pinheiropt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - MARCO AURÉLIO REIS SARAIVA - PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2023 (2).pdfPDF A392.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.