Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4864
Título: | Alfabetização na perspectiva de letramento: um estudo realizado com professores de 1º e 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal U. E. Maria Paiva Abreu em Pinheiro-MA |
Título(s) alternativo(s): | Literacy from the perspective of literacy: a study conducted with 1st and 2nd grade teachers of the Municipal School U. E. Maria Paiva Abreu in Pinheiro-MA |
Autor(es): | Sousa, Ludmila Melo |
Orientador: | Pereira, Edilene Reis |
Membro da Banca: | Pereira, Edilene Reis |
Membro da Banca: | Barros, Andreza Luana da Silva |
Membro da Banca: | Silva, Maria de Fátima Sousa |
Data do documento: | 2023-07-19 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente estudo, cujo tema abordou a alfabetização e o letramento no ensino fundamental de 1º e 2º ano, teve como objetivo geral compreender como se dá por parte de alguns professores a prática da leitura e da escrita na perspectiva de alfabetização e letramento. De modo específico, pretendeu-se descrever as concepções desses dois processos como elementos introdutórios da ação de alfabetizar uma criança; mostrar um breve percurso histórico desses dois processos no estado do Maranhão, e; caracterizar a escola pesquisada, bem como a organização e análise dos resultados obtidos. Os caminhos da pesquisa percorreram se em face do objeto de interesse e de possibilidades viáveis para o seu desenvolvimento, para isso contou com uma pesquisa descritiva e exploratória. Descritiva por expor e interpretar as informações contidas nos referenciais teóricos consultados, a saber Soares (2011), Soares (2010), Ferreiro e Teberosky (2005), Kleiman (2005), Tfouni (2010), entre outros. Exploratória por viabilizar maior familiarização entre o pesquisador e o objeto pesquisado. O contato direto com o objeto deu um resultado considerado satisfátorio, o que se tornou possível por meio de um trabalho de campo, no qual foram pesquisados quatro docentes que trabalham nos dois primeiros anos do ensino fundamental. Eles puderam dar suas contribuições a respeito da alfabetização na perspectiva de letramento e, assim, compreender como é a dinâmica de alfabetizar utilizando-se de práticas sociais de letramento. Como resultado, pensa-se que aos pesquisados ainda falta um tanto mais de conhecimentos teóricos, práticos e técnicos para poder desenvolver suas atividades de modo mais coerente e fundamentado ao que as pesquisas teóricas e a prática de ensino contemplam. |
Resumo: | The present study, whose theme addressed literacy and literacy in 1st and 2nd year elementary school, had the general objective of understanding how some teachers practice reading and writing from the perspective of literacy and literacy. Specifically, it was intended to describe the conceptions of literacy and literacy as introductory elements of the action of teaching a child to read and write; show a brief history of these two processes in the state of Maranhão, and; characterize the research school, as well as the sampling and analysis of the results obtained. The paths of the research were covered in the face of the object of interest and viable possibilities for its development, for which it relied on a descriptive and exploratory research. Descriptive for exposing and interpreting the information contained in the consulted theoretical references, namely Soares (2011), Soares (2010), Ferreiro and Teberosky (2005), Kleiman (2005), Tfouni (2010), among others. Exploratory for enabling greater familiarization between the researcher and the researched object. Direct contact with the object gave a result considered satisfactory, which became possible through field work, in which four teachers who work in the first two years of elementary school were surveyed, they were able to give their contributions regarding literacy from the literacy perspective and thus understand the dynamics of literacy using social literacy practices. As a result, it is thought that those surveyed still lack a little more theoretical, practical and technical knowledge to be able to develop their activities in a more coherent and grounded way than theoretical research contemplates. |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Ensino fundamental Ensino-aprendizagem Prática da leitura Prática da escrita Corpo docente Literacy Elementary education Teaching-learning Reading practice Writing practice Teaching staff |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - LUDMILA MELO SOUSA - PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2023 (2).pdf | PDF A | 599.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.