Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4858
Título: Desafios de pais e professores na educação de crianças com necessidades Educacionais específicas da Escola Municipal Clodomir Milett
Título(s) alternativo(s): Challenges of parents and teachers in the education of children with specific educational needs at the Clodomir Milett Municipal School
Autor(es): Câmara, Graça Maria Pereira
Orientador: Silva, Maria de Fátima Sousa
Membro da Banca: Silva, Maria de Fatima Sousa
Membro da Banca: Pereira, Edilene Reis
Membro da Banca: Sousa, Alessandra Ribeiro
Data do documento: 2023-12-14
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral analisar os principais fatores que desafiam os professores e pais na inserção das crianças com necessidades educacionais específicas na Escola Municipal Clodomir Milett em Peri Mirim/MA. Desta forma, se questiona: quais os principais desafios dos pais e professores na educação de crianças com necessidades educacionais específicas na Escola Municipal Clodomir Milett em Peri Mirim-Ma? Existem políticas de formação continuada como apoio para os professores? Os pais têm conhecimento dos direitos constitucionais de seus filhos referentes à inclusão escolar? A fim de que as respostas para tais perguntas fossem encontradas, foram utilizados tanto a pesquisa bibliográfica, através de livros, revistas e artigos disponíveis em bibliotecas virtuais como: Lilacs, Google Acadêmico e Scielo, quanto a pesquisa de campo, realizada através de um questionário semiestruturado (com dez perguntas) destinado a seis pais e quatro professores que fazem parte da escola em estudo. A metodologia que orientou a pesquisa foi a qualitativa, no que se refere ao objeto, é exploratória e descritiva. Após as análises dos dados foi possível constatar que os professores ainda enfrentam dificuldades no processo ensino aprendizagem de alunos com necessidades específicas necessitando de abordagem pedagógica diferenciada, com estratégias e adaptações específicas para atender às necessidades individuais de cada discente, no que se refere aos pais foi possível notar que eles também passam por momento difíceis com seus filhos especiais e desconhecem os direitos que eles possuem. Logo, percebe-se os achados deste estudo trazem reflexões importantes tanto para o meio escolar quanto para a sociedade, visto que, a educação é a principal ferramenta para transformar a nossa sociedade em um ambiente mais inclusivo e menos intolerante.
Resumo: The present work has the general objective of analyzing the main factors that challenge teachers and parents in the inclusion of children with specific educational needs at the Clodomir Millett Municipal School in Peri Mirim/MA. Therefore, the question arises: What are the main challenges facing parents and teachers in educating children with specific educational needs at the Clodomir Millett Municipal School in Peri Mirim-Ma? Are there continuing training policies to support teachers? Are parents aware of their children's constitutional rights regarding school inclusion? In order to find answers to such questions, bibliographical research was used, through books, magazines and articles available in virtual libraries such as: Lilacs, Google Scholar and Scielo, as well as field research, carried out through a semi-structured questionnaire (with ten questions) aimed at six parents and four teachers who are part of the school under study. The methodology that guided the research was qualitative, with regard to the object, it is exploratory and descriptive. Therefore, after analyzing the data, it was possible to verify that teachers still face difficulties in the teaching-learning process of students with specific needs, requiring a differentiated pedagogical approach, with specific strategies and adaptations to meet the individual needs of each student, with regard to parents it was possible to notice that they also go through difficult times with their special needs children and are unaware of the rights that they have, therefore, it is clear that the findings of this study bring important reflections both to the school environment and to society, since the Education is the main tool for transforming our society into a more inclusive and less intolerant environment.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Necessidades educacionais especificas
Formação docente
Inclusão escolar
Desafios escolares
Inclusive education
Specific educational needs
Teacher training
School inclusion
School challenges
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - GRAÇA MARIA PEREIRA CAMARA - PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2023.pdfPDF A479.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.