Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4845
Título: A saúde mental do profissional da Educação infantil em uma escola da cidade de Pinheiro/MA
Título(s) alternativo(s): The mental health of early childhood education professionals in a school in the city of Pinheiro/MA
Autor(es): Costa, Poliana Cruz
Orientador: Correia, Eanes dos Santos
Membro da Banca: Correia, Eanes dos Santos
Membro da Banca: Santos, Erica Karine Santana
Membro da Banca: Chagas, Elaine Cristine Cruz
Data do documento: 2025-01-21
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso aborda como tema central a saúde mental dos profissionais da Educação Infantil, visto que, há uma necessidade de discutir de que forma a saúde mental dos professores desta etapa da Educação se relaciona ao seu trabalho docente. Para isso, objetivou-se investigar como se encontrava a saúde mental das professoras da Educação Infantil em uma escola da rede pública de ensino em Pinheiro–MA. Assim, para atingir tal objetivo, foi necessário inicialmente realizar uma breve revisão bibliográfica sobre o assunto. Para então, realizar uma pesquisa empírica, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados uma entrevista semiestruturada e o balanço do saber, que seriam aplicadas a 4 professoras da Educação infantil, mas que, pela desistência de uma delas, foi aplicada apenas a 3 professoras. Os resultados obtidos indicam a extrema importância de pensar a saúde mental dos professores e buscar medidas para sua preservação, uma vez que, não existem apenas um único fator que leva ao seu adoecimento mental, mas, uma série de fatores que corroboram para o surgimento de consequências, que por vezes comprometem a vida profissional docente. Nessa perspectiva, em virtude da relevância que este profissional exerce e na sua enorme contribuição para a Educação das crianças, buscar conhecer seu entendimento sobre a temática e o atual estado que se encontra a sua saúde mental requer dar voz a eles e ouvir seus depoimentos. Assim, conclui se que a medida que novas pesquisas surgem sobre o tema, mais destaque este profissional e sua saúde ganham, não basta apenas apresentar os dados, é preciso abrir um debate onde a peça principal sejam os próprios professores da Educação Infantil.
Resumo: This Course Completion work addresses the mental health of Early Childhood Education professionals as a central theme, as there is a need to discuss how the mental health of teachers at this stage of Education is related to their teaching work. To this end, the objective was to investigate the mental health of Early Childhood Education teachers at a public school in Pinheiro – MA. Therefore, to achieve this objective, it was initially necessary to carry out a brief literature review on the subject. To then carry out empirical research, using as data collection instruments a semi-structured interview and the assessment of knowledge, which would be applied to 4 Early Childhood Education teachers, but which, due to the withdrawal of one of them, was applied only to 3 teachers. The results obtained indicate the extreme importance of thinking about teachers' mental health and seeking measures to preserve it, since there is not just a single factor that leads to their mental illness, but a series of factors that corroborate the emergence of consequences, which at the same time, they compromise teaching professional life. From this perspective, due to the relevance that this professional has and his enormous contribution to children's Education, seeking to know their understanding of the topic and the current state of their mental health requires giving them a voice and listening to their statements. Thus, it is concluded that as new research emerges on the topic, this professional and his health become more prominent. It is not enough to just present the data, it is necessary to open a debate where the main part is the Early Childhood Education teachers themselves.
Palavras-chave: Saúde mental
Educação Infantil
Trabalho docente
Ensino público
Mental health
Early Childhood Education
Teaching work
Public education
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - POLIANA CRUZ COSTA - LIC. PEDAGOGIA UEMA PINHEIRO 2025.pdfPDF A504.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.